Abdominoplastia: O que é, Preço, Antes e Depois Com Fotos



Uma cirurgia bastante conhecida e cobiçada por diversas pessoas que desejam um abdômen liso, sem excesso de pele e sem estrias! Neste artigo iremos explorar mais sobre toda a operação de abdominoplastia.

 

O que é Abdominoplastia

A Abdominoplastia é uma cirurgia plástica feita na região do abdômen para retirar gordura localizada.

Mesmo com a pandemia, a operação é procurada por centenas de pessoas e seu procedimento padrão ainda consiste na retirada de pele.

Consequentemente, o paciente conseguirá remover estrias ali encontradas.

Entre as especialidades médicas que existem, a cirurgia plástica é a de maior popularidade, principalmente no Brasil.

A cirurgia na região abdominal é indicada tanto para mulheres quanto para homens e é necessário, contudo, estar dentro de um arquétipo (condição física) adequado.

ADX
AdSense

É comum que, antes, o cirurgião indique dietas e cuidados com alimentação, pois não se trata de emagrecimento, apenas da remoção de gordura extra. É com um perfil já saudável que a pessoa se submete a essa plástica.

 

Tipos de Abdominoplastia

Apesar de ser um procedimento simples, existe mais de um tipo de abdominoplastia. A partir de uma avaliação médica decide-se o tipo ideal, pois são vistas a flacidez muscular e da pele, além do próprio corpo do paciente.

Em alguns casos, o cirurgião poderá indicar uma Lipoaspiração ou a Miniabdominoplastia, já que será retirada a pele. Mulheres magras, por exemplo, não precisarão da abdominoplastia.

 

– O que é Abdominoplastia Clássica

A Abdominoplastia Clássica, ou convencional, é o procedimento mais comum e que existe há mais tempo. Ela remove o excesso de gordura em pacientes com pele muito flácida.

É feito um corte na região do abdômen que pode se estender até os quadris, para facilitar a remoção de toda a pele indesejada. Geralmente, o umbigo é afetado, mas é logo reconstruído.

 



– O que é Abdominoplastia Extensa

Similar à Clássica, a Abdominoplastia Extensa retira mais pele, na parte do abdômen e nas laterais.

Por ser extensa, é indicada para pacientes que perderam peso rápido demais e ficaram com muita pele (flacidez) em volta da barriga. Também é procurada após uma gravidez.

A incisão é feita no abdômen, acima dos pelos pubianos, passa pelos quadris e pode ir até as costas, de onde é retirada a pele. O umbigo também é reparado.

 

– O que é Mini Abdominoplastia

A Mini Abdominoplastia consiste em uma cirurgia menor, mas que também retira aquela pele indesejada. Sua indicação é mais específica do que as outras e é indicada para defeitos pequenos.

Frequentemente, é feita naqueles pacientes que já possuem o físico ideal, mas se incomodam com as “dobrinhas’’ na barriga.

Por ser mais simples, a incisão é curta e feita abaixo do umbigo, que remove somente a pele que fica nesse ponto. É, aliás, muito procurada por mulheres que têm o umbigo alto.

Faz-se um corte pequeno e bem localizado, portanto a cicatrização é rápida. O que não significa serem dispensáveis os cuidados no pós-operatório.

 

– O que é Abdominoplastia com Lipo ou Lipoabdominoplastia

A cirurgia de Abdominoplastia com Lipo ou Lipoabdominoplastia são, na verdade, duas: uma abdominoplastia e uma lipoaspiração. É um procedimento completo na região do abdômen, que não remove somente a pele, mas também a gordura (apenas a quantidade necessária).



O efeito da cirurgia com a lipo trará resultados mais desejados, como correção da flacidez, melhora do contorno do corpo e remodelamento da silhueta.

Por ser mais elaborada, requer anestesia peridural ou geral. Ademais, são necessários, em média, 3 dias para um pós-operatório na clínica.

 

– O que é Abdominoplastia em Âncora

A Abdominoplastia em âncora é a modalidade de retirada de pele e gordura em que são feitas duas incisões, uma horizontal e uma na vertical.



É indicada para quem perdeu muito peso (pessoas obesas) e adquiriu grande quantidade de pele em toda a região do abdômen (superior e inferior, horizontal e vertical).

Além de pessoas ex-obesas, o procedimento de abdominoplastia em âncora atende quem possui muitas estrias em volta do umbigo ou que tenham dificuldade em se higienizar na região.

 

Quando e para quem a Abdominoplastia é indicada?

Cada modalidade cirúrgica é indicada conforme avaliação médica presencial.

De acordo com especialistas, a indicação geral é para:

  • Homens e mulheres que passaram por grande perda de peso;
  • Mulheres após a gravidez ou que tiveram múltiplas gestações;
  • Pessoas que passaram a adquirir excesso de gordura na barriga.

Estes pacientes desenvolveram o acúmulo de pele e acabaram adquirindo flacidez, estrias, e, em muitos casos, a diástase – o processo em que o músculo do abdômen relaxa e se afasta. A Abdominoplastia é a correção indicada para estas condições físicas.

 

Para quem a Abdominoplastia não é indicada?

Os pacientes que procuram esta cirurgia querem corrigir falhas ou modificar pontos específicos no corpo, logo, o paciente já deve entender que não é um tratamento contra distúrbios (obesidade) ou doenças.

Assim, com base em algumas circunstâncias, a Abdominoplastia não é indicada para:

  • Pessoas obesas ou que não possuem uma boa forma física;
  • Mulheres que ainda desejam engravidar;
  • Pessoas que já tiveram cirurgias abdominais, pois a cicatriz pode prejudicar a abdominoplastia;
  • Pacientes com distúrbios metabólicos (problemas cardiovasculares, respiratórios e outros);
  • Fumantes,

Basicamente, as contraindicações são bem restritas. Contudo, todos os detalhes antes e depois da cirurgia são explicados na consulta.

 

Quais cirurgias podem ser feitas junto com a Abdominoplastia?

A técnica de combinar cirurgias é muito comum. Fazer outras cirurgias junto com a Abdominoplastia requer especificações dos especialistas de cada área.

 

– Abdominoplastia Clássica

Existe a associação de Vibrolipoaspiração para dar maior resultado na Abdominoplastia Clássica. A Vibrolipo é, de forma simples, o uso de um aparelho que vibra a gordura a ser retirada.

 

– Abdominoplastia Extensa

Pode-se associar a Abdominoplastia Extensa com a Lipoaspiração para retirar mais gordura em áreas em que não foi tirada a pele.




 

– Mini Abdominoplastia

Pacientes que querem uma lipoaspiração podem fazer a mini abdominoplastia para que a flacidez na região do umbigo possa ser reduzida.

 

– Lipo Abdominoplastia

Na abdominoplastia com Lipo, são seguidas 3 etapas: corte na barriga nos pontos delineados; costura do músculo do abdômen e aspiração da gordura.

Agora, existem outras cirurgias que são procuradas para aproveitar a ocasião, como a retirada de miomas, por exemplo. Neste caso, deverão estar em ato cirúrgico tanto um cirurgião plástico quanto um ginecologista.

Outro exemplo é colocar Prótese de Silicone, já que o objetivo é combinar o contorno do seio com o novo contorno abdominal.

 

– Abdominoplastia em âncora

Pacientes que perdem muito peso acabam com acúmulo de pele nas laterais e regiões inferiores e superiores do abdômen. Por isso podem ser combinadas a Abdominoplastia em âncora com Abdominoplastia Circunferencial, que ajuda a levantar as laterais das pernas e glúteos.

 

Como é realizada a Abdominoplastia?

– Consulta

Tudo começa com uma consulta padrão em que o médico cirurgião examina e conversa com o paciente. É na consulta que serão pontuados os riscos, possíveis resultados e as etapas com a equipe cirúrgica, além do mais importante: se é indicada para aquela pessoa.

Além disso, é o momento de tirar dúvidas quanto ao que fazer antes e depois da operação.

 

– Exames

Como em toda cirurgia, os exames necessários são aqueles de rotina: sangue, urina e eletrocardiograma, e radiografia da região.

Recomenda-se ultrassonografia de todo o abdômen. Contam-se 3 meses antes da cirurgia, pois é o tempo ideal para mostrar as condições reais do indivíduo.

 

– Anestesia

Anestesia peridural (aplica-se anestésico e analgésico) ou raquidiana (apenas na região). Eventualmente, faz-se anestesia geral.

 

– Tempo de internação

Em uma evolução normal, o paciente fica 24h. Caso contrário, deve permanecer no hospital por 2 ou 4 dias.

 

– Duração

Dependendo do tipo de abdominoplastia, pode durar de 2 a 5 horas.

 

– A cirurgia

É realizada a limpeza da pele para delinear (com caneta específica) os pontos de incisão (são duas). A primeira incisão é acima do púbis e contorna os dois quadris. A segunda é vertical e em volta do umbigo.

Com os cortes feitos, a pele e o tecido são levantados para que os músculos abdominais sejam costurados. Depois, a pele é reposicionada e o umbigo é reparado.

Em seguida, a gordura e excesso de pele são removidos. Por último, são utilizados drenos para sugar líquidos restantes e suturas para fechar os cortes.

 

– Pós-operatório e recuperação

Com a cirurgia concluída, o paciente veste cintas compressoras especializadas. Na maioria das vezes, são sentidos desconfortos nos 3 primeiros dias.

 

Principais dúvidas:

– Abdominoplastia emagrece?

O objetivo desse tipo de cirurgia plástica não é emagrecer. Contudo, haverá uma redução nas medidas devido à redução da região abdominal (gordura e pele).

 

– Como ficam as cicatrizes na Abdominoplastia?

A cicatriz ficará no local da incisão, horizontalmente e acima do púbis. O cirurgião fará a incisão em forma do desenho da roupa íntima, para que as cicatrizes fiquem cobertas. Após 12 meses, ela já mostra seu efeito claro e fino.

 

– Como fica o umbigo na Abdominoplastia?

Fica apenas uma cicatriz em volta, devido a um novo orifício que o cirurgião fará. Por cortar parte da pele ali localizada, uma nova será esticada e embutida ali.

 

– É preciso utilizar dreno após a Abdominoplastia?

Sim. Os drenos tiram excesso de líquido, é a chamada drenagem linfática, em que o paciente, no pós-operatório, deve contratar um especialista e continuar com o tratamento em casa.

 

Como escolher a clínica ou o cirurgião ideal para sua Abdominoplastia

Antes de mais nada, a abdominoplastia é feita por profissional de cirurgia plástica e que fazem parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Com isso claro, o paciente deve conversar e tirar dúvidas.

 

Abdominoplastia Antes e Depois (Fotos)

Com o passar do período pós-operatório, ainda que haja alguns inchaços, já é possível notar as mudanças no corpo.

Confira abaixo nossas fotos de Abdominoplastia Antes e Depois:

Abdominoplastia: O que é, Preço, Antes e Depois Com Fotos - Tudo Sobre Cirurgia Plástica
Abdominoplastia Antes e Depois – Fotos: American Society of Plastic Surgeons

 

Abdominoplastia: O que é, Preço, Antes e Depois Com Fotos - Tudo Sobre Cirurgia Plástica
Abdominoplastia Antes e Depois – Foto:Palm Clinic Aesthetic

 

Abdominoplastia: O que é, Preço, Antes e Depois Com Fotos - Tudo Sobre Cirurgia Plástica
O antes de um paciente masculino, com 33 anos de idade. – Foto: American Society of Plastic Surgeons

 

Abdominoplastia: O que é, Preço, Antes e Depois Com Fotos - Tudo Sobre Cirurgia Plástica
O depois de um paciente masculino, com 33 anos de idade. – Foto: American Society of Plastic Surgeons

 

Abdominoplastia – Valor e forma de pagamento

Para saber valores, o paciente deve estudar as ofertas deste mercado. Depende muito da forma com que o cirurgião trabalha, sua equipe, custos com o hospital e medicamentos.

 

– Abdominoplastia valor:

Uma Abdominoplastia simples (só um tipo) custa entre R$ 7.000 e R$ 10.000. Se a cirurgia for associada à outra, sobe para cerca de R$ 25.000.

 

– Como se paga a Abdominoplastia?

Já que se trata de altos valores, a pessoa pode recorrer ao pagamento parcelado, financiar ou empréstimo, além de optar pela rede de saúde pública.

Alguns bancos e instituições (Bradesco, Banco do Brasil, Lendico) oferecem serviço de crédito direto ao consumidor (CDC), em que se pagam parcelas reduzidas e com possibilidade de financiamento de até 70%.

 

Finalizando:

Dúvidas sobre seu médico? Veja nosso artigo Analisando seu Cirurgião Plástico.

Clique e saiba informações sobre o pré-operatório de cirurgia plástica.

Clique e saiba informações sobre o pós-operatório de cirurgia plástica.

Ah, e não se esqueça, deixe o seu comentário abaixo.



Tudo Sobre Cirurgia Plástica

Confira o que você precisa saber sobre Mamoplastia, Mastopexia, Abdominoplastia, Lipoaspiração, Lipoescultura e Rinoplastia no Tudo Sobre Cirurgia Plástica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *