A Cirurgia Plástica mais procurada do Brasil é a de aumento dos seios, portanto, se você tem interesse, confira tudo que se deve saber neste artigo.
Realizar o implante de silicone é o sonho de muitas brasileiras. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é a cirurgia estética mais procurada no Brasil.
Porém, muitas dúvidas podem surgir na hora de tomar a decisão de passar por essa Mamoplastia, afinal, é um mundo único com diversas possibilidades que podem deixar a pessoa interessada perdida, por exemplo, em relação a quais são os tipos de prótese, quais os materiais utilizados, o valor e outras questões.
Neste Post Você Verá:
O que é uma Prótese de Silicone?
A prótese de silicone é uma forma de implante que pode ser colocada nos seios, nádegas e outras regiões do corpo com o intuito de aumentar o volume da região.
Quando o foco da prótese é nos seios, os implantes podem ter uma finalidade terapêutica, como no caso de reconstrução mamária, ou estética, com a finalidade de corrigir imperfeições como a assimetria, além de melhorar o formato e as proporções do corpo. O silicone é a principal matéria utilizada no procedimento da plástica da mama.
Como escolher o tamanho da Prótese de Silicone ideal para você?
Para conseguir escolher o tamanho da prótese que será implantada há diversos pontos que devem ser levados em consideração, como a altura do paciente, a largura e altura do tórax, o volume mamário que a paciente já dispõe, a distância entre as mamas, a consistência e a espessura da pele e, por fim, o que a paciente almeja.
Tipos de Prótese de Silicone:
Há três formas de próteses de silicone: a redonda, a cônica e a anatômica, também chamada de gota.
– Redonda
A prótese redonda tem a característica de ser simétrica, possui a base arredondada e é a mais utilizada na Mamoplastia de Aumento. Ela tem o perfil alto e super alto, com o objetivo de deixar o colo mais harmonioso. É indicada para pacientes que têm o desejo de ganhar um bom preenchimento no polo superior da mama.
– Cônica
Sendo a mais verossimilhante ao formato dos seios, a prótese cônica ajuda a criar uma estética mais natural. Ela é aconselhável a pessoas que possuem seios pequenos, um tórax estreito e desejam aumentar a região do colo, que terá um resultado mais discreto que em implantes redondos.
– Anatômica ou Em Gota
A prótese anatômica tem um formato similar a de uma gota e o seu resultado é bastante natural. É o tipo de silicone que tem o maior volume no polo inferior da prótese, indicada para pacientes que desejam aumentar os seios, porém, com um resultado mais natural, então o colo fica menos delimitado. É indicada também para clientes que possuem mamas tuberosas ou que fizeram procedimentos para retirada de câncer de mama.
Quais os perfis de Prótese de Silicone?
O perfil do silicone é definido de acordo com a altura da paciente em relação à base. Assim, esta é a peculiaridade que vai conceder a capacidade de levar os seios para frente.
Hoje em dia existem 4 tipos de perfis disponíveis: o baixo, médio, alto e o super alto.
– Baixo
O perfil baixo é o menos utilizado por conta do diâmetro de sua base larga e pouca altura. O silicone não fica concentrado na direção do mamilo, mas sim espalhado na prótese.
Portanto, esse perfil não deixa as mamas preenchidas e volumosas, o que vai contra as pessoas que querem os seios muito protuberantes.
– Médio
A prótese de perfil médio é um pouco mais alta que a anterior, porém, ela não é concentrada na área central. Graças a isso, a projeção é considerada pequena.
Essa prótese não é muito utilizada em cirurgias estéticas.
– Alto
O perfil alto é um dos preferidos das brasileiras. Nele o diâmetro da base é pequeno e o silicone é concentrado no centro, deixando a prótese num local mais alto, dessa forma, a mama fica projetada para frente.
Por conta do preenchimento na parte superior, esse é o perfil que deixa o colo mamário bem destacado, o preferido das mulheres!
– Super alto
E por último, o superalto, que tem a base mais estreita de todas. Comparado com o alto ele fica bem mais concentrado ao centro, deixando o seio com uma projeção maior.
As principais vantagens do superalto são: deixa as mamas volumosas e empinadas, pois a base tem um diâmetro menor. Essa prótese é indicada para mulheres com tórax estreito, criando um resultado proporcional.
Quais os locais onde são colocadas as Próteses de Silicone?
Ao todo, existem três formas de implantar próteses de silicone: a subglandular, a submuscular e a subfascial. Cada uma vai atender uma necessidade diferente da outra. Há técnicas própria para quem deseja os seios mais marcados e outras para que o seio fique mais discreto.
– Implante subglandular
O implante subglandular tem a proposta de ser um suporte para a paciente que já tem o seio avantajado e se interessa somente pela ajuda estética que o silicone trará.
O procedimento é realizado de forma que o implante seja inserido total ou parcialmente na parte de baixo atrás do músculo do peitoral. Esse método combate a flacidez e conserva a aparência natural do seio.
– Implante Submuscular
A prótese Submuscular é colocada na parte de trás do músculo do peitoral. É indicado para quem não tem muito volume nos seios, dessa forma, o implante tem o objetivo de dar destaque a essa parte do corpo ao aumentar o volume do seio.
– Implante subfascial
O implante subfascial ocorre numa camada abaixo do peitoral chamada de fascial. Ela seria um meio termo do Submuscular e do subglandular.
Esse implante, de certa forma, consegue ter vantagens das duas outras formas. Uma das características é a possibilidade de um contorno mais natural e suave, o que diminui as chances de ocorrerem irregularidades.
Outra vantagem é que, graças ao suporte que a prótese permite à fáscia, o seio se mantém em pé por mais tempo.
Quando colocada, as chances de deformidade são nulas, algo que pode ocorrer na submuscular.
– Prótese de duplo pano
A prótese duplo plano se localiza de forma parcial nas regiões retromamárias e retropeitorais.
O resultado dessa técnica é considerado satisfatório em todos os aspectos, pois através dela é possível obter mamas bastante naturais, sem bordos visíveis ou palpáveis pela tez.
Quais os materiais da Prótese de Silicone?
Quando o assunto é silicone, é necessário deixar claro que o material utilizado nas próteses não é o mesmo usado nas indústrias. Graças a isso, ele não é tóxico.
Após estabelecer a supracitada informação, destaca-se que há duas formas de próteses para o aumento das mamas: uma através de silicone ou gel e há também a possibilidade de próteses salinas.
– Gel ou silicone
O gel que adentra o silicone é denominado “gel de alta coesividade” e leva esse nome por ter um grande número de ligações químicas, dessa forma, ele consegue ser mais aderente, compacto e ainda não se espalhar.
Por esse motivo, o gel tem a característica gelatinosa e firme. Quando há o toque, ele é tão macio quanto o natural. Contudo, apesar de não chegar a ser sólido, o vazamento completo da prótese em caso de ruptura não acontece, devido à coesividade.
– Próteses salinas
As próteses de salinas são feitas a base de soro fisiológico, porém, são próteses que contém diversas desvantagens, como perda gradual do volume, dobras, alteração no formato das mamas e vários outros.
Essa prótese foi a única opção vigente no mercado americano por muito tempo, porém, com o retorno do silicone, as próteses salinas perderam demanda.
Tipos de revestimentos das próteses de Silicone
Atualmente, as opções de revestimentos nas próteses de silicone são três: a de superfície lisa, a de superfície texturizada e a de superfície poliuretano.
Cada uma dessas opções tem suas características próprias.
– Superfície Lisa
Os implantes que contém a superfície lisa foram os pioneiros no comércio. Embora tenham sido usados por muitos anos, atualmente é mais comum que os cirurgiões optarem pelas outras formas.
O motivo para isso ocorrer é o fato de que a aderência da prótese de superfície lisa é mais difícil na mama. Os casos da época constataram que cerca de 10% das cirurgias realizadas ocasionaram em contratura capsular.
Outra característica é a de ser facilmente movimentável, o que causa ondulações na prótese perceptíveis com o apalpar das mamas e por também causar flacidez.
– Superfície texturizada
Graças às contraturas ocasionadas pelas próteses de superfície lisa, os cientistas tiveram de desenvolver outros métodos para criar uma prótese que não ocasiona esses problemas e assim surgiu a superfície texturizada.
Elas são levemente ásperas e, graças a isso, a aderência é facilitada no tecido mamário e evita rejeição.
Devido a essa tecnologia, a cicatrização dos tecidos internos foi facilitada de forma simples e rápida e as contraturas despencaram em incidências.
– Superfície de Poliuretano
As próteses com superfície de poliuretano são produzidas com uma camada de espuma de poliuretano, que age como uma forma de velcro e gera grande aderência ao tecido das mamas.
Alguns profissionais dizem que o manejo é mais difícil que a texturizada e exige uma incisão maior. O risco que dobras nas bordas do implante sejam evidentes, especialmente em pessoas magras, também existe.
Por esses motivos, a prótese de poliuretano é menos escolhida que a texturizada.
Como é realizada a cirurgia de Prótese de Silicone?
A cirurgia de Prótese de Silicone é praticamente um dos últimos passos para todo o processo, que conta com consultas, exames e vários outros pontos que serão explicitados aqui.
– Consulta
A consulta é a fase em que tudo vai ser elucidado e em que o médico avaliará o caso. Assim, ambos os lados conseguirão compreender os casos e analisá-los até o momento da cirurgia. Por isso, deve haver um elo de confiança entre ambos.
– Exames
Normalmente é solicitado hemograma, urina, eletrocardiograma e exames de imagem. Em alguns casos, o ultrassom ou a mamografia são requeridos. Além desses, são solicitados também exames de rotina de acordo com a necessidade do paciente.
– Anestesia
É utilizada anestesia geral.
– Tempo de Internação
O tempo médio de internação é de 12 horas.
– Duração
Geralmente, o tempo da cirurgia é de 1 a 2 horas.
– A cirurgia
A cirurgia é feita a partir de um pequeno corte nos seios em volta da aréola, na parte inferior da mama ou mesmo na axila, logo, depende da forma escolhida do silicone.
Depois, é nessa incisão que é introduzida a prótese.
Após esse procedimento, o cirurgião dá pontos e implanta 2 drenos que são responsáveis por retirar os líquidos acumulados, procedimento que serve para evitar complicações.
– Pós-Operatório e Recuperação
A recuperação e o pós operatório demoram cerca de 1 mês e as dores e o desconforto somem gradualmente. Após 3 semanas já é possível realizar todas as funções corriqueiras, com exceção de exercícios com os braços.
Principais dúvidas: Prótese de Silicone
Dúvidas podem e vão surgir na hora de decidir se a cliente implantará uma prótese de silicone nos seios. As principais são:
– Posso colocar prótese de silicone antes de engravidar?
O recomendável é que coloque depois de todo o período de gestação, mas nada impede que seja feito o implante.
– Posso amamentar após colocar prótese de silicone?
Sim, as próteses atuais, por si só, não prejudicam na hora de amamentar um bebê.
– Como ficam as cicatrizes quando coloca prótese de silicone?
Toda cicatriz é eterna, porém, elas sofrem modificações em 18 meses após o procedimento e há métodos para minimizá-las.
Os locais que as cicatrizes podem se encontrar são na região inframamária, na região areolar e na região axilar. Todas as cicatrizes, se feitas as incisões corretamente, não passam de 5 cm e são diferentes daquelas que surgem por conta de acidentes, pois elas são mais discretas.
– A prótese de silicone fica natural?
Todo o procedimento da cirurgia é feito para aumentar o seio e ficar o mais natural possível, em muitos casos nem se nota que houve um procedimento cirúrgico.
– Como a sensibilidade quando coloca prótese de silicone?
Há alterações momentâneas causadas pelo procedimento que desaparecem com o tempo.
Em alguns casos há um dano na estrutura do seio que pode ocasionar a perda parcial da sensibilidade.
– O meu corpo pode rejeitar a prótese de silicone?
Não, o que pode haver é a contratura, uma formação de cicatriz em torno do silicone que faz com que o tecido e a prótese sejam separados.
– É preciso trocar a prótese de silicone?
A não ser que haja uma complicação, não é necessário haver troca.
Como escolher a clínica ou o cirurgião ideal para colocar sua Prótese de silicone
Para escolher a clínica ou o cirurgião ideal é necessário analisar diversas opções, os resultados do local e os valores.
Prótese de Silicone antes e depois (Fotos)
Abaixo seguem alguns exemplos de antes e depois da prótese de silicone.
Prótese de Silicone – Valor e forma de pagamento
A seguir, serão detalhadas as formas de pagamentos e alguns valores médios em relação ao implante de silicone.
– Quanto custa para colocar Prótese de Silicone?
Em média, o valor de um implante de silicone varia entre R$ 1.900 a R$ 2.500. Caso seja um produto importado, o valor pode variar.
– Como se paga a Prótese de Silicone?
Os métodos de pagamentos variam de acordo com as condições do cliente e da clínica, normalmente o pagamento pode ser parcelado em 10x.
Confira o que você precisa saber sobre Mamoplastia, Mastopexia, Abdominoplastia, Lipoaspiração, Lipoescultura e Rinoplastia no Tudo Sobre Cirurgia Plástica