A Lipo ou cirurgia de lipoaspiração, compreende uma cirurgia a ser realizada para remover a gordura localizada em regiões distintas do corpo, como barriga, costas, braços, pernas e pescoço, a fim de ter uma barriga lisinha ou melhorar a silhueta e o contorno corporal e até cada gomo do abdômen.
Em todas estas partes é normal haver um acúmulo gordural com o tempo e homens e mulheres estão cada vez mais à procura de uma intervenção plástica, até sem esforço físico,e aí ela . Após consultar um cirurgião plástico, pode-se optar por uma das cirurgias mais feitas no mundo, visto que o antes e o depois da Lipoaspiração é uma condição que influencia a escolha do paciente, pela expectativa dos melhores resultados possíveis.
A Lipoaspiração é um processo cirúrgico de sucção de gordura corporal (pode ser até de várias partes do corpo). Isso quer dizer que a técnica é um procedimento que se dá por meio de cânulas e um aspirador. Após fazer a marcação nas regiões desejadas, bem como as incisões, as cânulas são inseridas, mas que apesar de parecer simples, não é qualquer cirurgia e necessita de uma equipe médica.
Neste Post Você Verá:
Tipos de Lipo
Com isso definido, é interessante dizer ainda que a Lipo abrange cerca de 10 tipos de cirurgias plásticas. Cada qual com sua forma, uma vez vale ressaltar que a lipoaspiração pode ser até mesmo combinados com outras cirurgias, como a combinação mais conhecida de abdominoplastia e lipoaspiração.
Confira os tipos de lipo existentes, os objetivos da cirurgia, sem combinação, que se diferenciam por métodos, anestesia e local de retirada.
– Lipo comum
Método mais tradicional com anestesia local, onde se insere a cânula no ponto determinado e a gordura localizada pode ser aspirada.
– Lipoescultura
Neste tipo, a quantidade de gordura localizada na região é retirada (por exemplo lipoaspiração na barriga) e aproveitando a gordura que pode ser usada para preencher outra região, como o glúteo.
– Hidrolipo ou lipo tumescente
É administrada com a adição de uma solução anestésica (tumescente) para amenizar dor e desconforto onde a gordura é aspirada. É feita em partes menores do corpo.
– Mini-lipo
Como o nome sugere, é feita naquelas regiões pequenas e, por isso, com anestesia local, podendo ser feita até com uma mini abdominoplastia.
– Vibrolipo
As cânulas irão sugar a gordura através de movimentos de vibração. Esta técnica ajuda a retirar uma quantidade maior de gordura sem causar traumas ao tecido.
– Lipoaspiração a laser
Utiliza-se a cânula e uma fibra ótica que emite o laser. Desta forma, as membranas das células de gordura são facilmente rompidas, o que acelera a cirurgia e ajuda a retirar a gordura localizada.
– Lipo ultrassônica
Técnica avançada de cirurgia que utiliza a tecnologia Vaser, com a qual são emitidas ondas de ultrassom a fim de quebrar, ou derreter, a gordura do corpo. É um dos mais caros, porém, menos invasivos.
– Lipo HD, ou Lipo de Alta Definição
A Lipo Lad ou Lipo HD é também chamada de Lipoaspiração de alta definição.
Lipoaspiração de alta definição é é uma cirurgia muito procurada para definir a região abdominal com pouca gordura localizada. Este tipo de remoção de gordura é uma cirurgia que é indicada também para desenho da região da barriga, definindo os músculos.
Tais especificações, enfim, são devidamente explicadas durante a consulta de avaliação com seu cirurgião. Além disso, ele procede com uma análise médica com um bom cirurgião para fazer a recomendação certa para cada tipo de paciente, com os cuidados necessários.
Cirurgia Plástica de Lipo Antes e Depois e Fotos
Com as opções de procedimentos em mãos, a próxima curiosidade entre os pacientes é sobre a Lipo antes e depois da cirurgia e olhar fotos sobre os resultados antes da lipoaspiração e .
Para isso, foram selecionadas algumas fotos de antes da lipoaspiração e depois dela reais que ressaltam as mudanças ocorridas em um período de 2 a 6 meses e o que a cirurgia é capaz:
No caso acima, um paciente masculino que queria se livrar também da gordura abdominal passou pela cirurgia e o resultado da Lipo antes e depois é notável, inclusive nos peitorais nos homens.
Acima, é possível ver o resultado da Lipo antes e depois em um braço com excesso de gordura próximo à axila a ser removida. O resultado fica bem natural, coma gordura removida e mostra que o procedimento funciona também para isso.
Nos resultados da Lipo antes e depois acima, é possível perceber como as costas do paciente mudaram bastante após a cirurgia plástica.
Principais dúvidas sobre a Lipoaspiração na Barriga e em outros locais
A Lipoaspiração é uma cirurgia que pode ser entendida como simples, já que consta de basicamente uma ação (remover gordura). Mas, mesmo assim, podem surgir dúvidas a respeito do antes e depois da Lipo. Veja abaixo as principais:
– Em quais regiões do corpo posso fazer Lipoaspiração?
A lipoaspiração pode ser realizada em diversas regiões do corpo que contêm gordura localizada e que traz incômodos ao paciente.
A Lipo é, então, comumente realizada nestas partes para definir o corpo:
- Pernas;
- Braços;
- Coxas e culotes;
- Abdômen;
- Pescoço;
- Flancos;
- Toda a Região Lombar;
- Costas e glúteos
A lipo pode ser realizada em mais de um local, de acordo com a indicação médica. Cada técnica pode ter o efeito modelador conforme o peso da pessoa, por exemplo. Assim, o paciente apresenta suas expectativas ao cirurgião e ele recomendará o melhor método.
– É possível afinar a cintura com a Lipoaspiração?
Antes da Lipo muita gente questiona se o efeito modelador dela pode afinar a cintura – ou flancos -, região que chama a atenção da maioria. Este fator pode depender do tipo corporal, mas é possível sim realizar a cirurgia.
O seu cirurgião plástico deve lhe informar sobre isso e deve ser um médico experiente com vários procedimentos feitos e certamente dirá que para alcançar este resultado, uma série de fatores devem ser levados a sério por parte do paciente. Veja alguns deles:
- Primeiramente, se encaixar no perfil, o qual é voltado para quem não tem muita flacidez ou excesso de pele;
- Ter os cuidados e seguir as recomendações do pós-operatório;
- Usar a cinta compressora pelo tempo indicado (cerca de 60 dias, ou mais);
- Evitar sentar-se em posição que forme dobras na pele;
- Ter hábito mais saudáveis antes da cirurgia;
- Realizar sessões de drenagem linfática;
- Fazer abdominoplastia.
Vale lembrar que neste período, a cintura ainda terá inchaços. Portanto, espera-se que somente após estimados 6 meses, que o formato mais fino será percebido.
– Qual a influência da drenagem linfática após a Lipo?
Finalizado o procedimento cirúrgico, a drenagem linfática manual ou não no pós-operatório é essencial, pois, traz benefícios que cooperam com a melhor recuperação e com a saúde.
Em primeiro lugar, essa massagem estimula o organismo a eliminar líquidos e muitas das toxinas que se acumularam na cirurgia. Como resultado, somente os nutrientes são absorvidos e a circulação sanguínea é aprimorada.
Além de evitar o surgimento dos edemas, a drenagem necessária depois da Lipo influencia na diminuição dos inchaços para que o novo formato na região sobressaia.
– Eu posso fazer a Lipoaspiração quantas vezes eu quiser?
Não há uma quantidade determinada para fazer Lipo, mas é possível repetir a cirurgia. Contudo, é preciso ter em mente que a cada procedimento uma nova cicatrização será necessária.
Com isso, os cirurgiões terão que lidar não somente com a gordura, mas também com a insatisfação, pois existe o tecido fibroso que já recebeu uma cicatriz ali.
Assim, a cirurgia até poderá ser feita, no entanto, a pessoa sofrerá mais para ter bons resultados.
– Como manter o resultado da Lipoaspiração?
Os cuidados após a cirurgia de lipoaspiração são tão importantes quanto o antes. Isso porque é esperado um resultado prolongado.
Desta maneira, o que se pode fazer para manter o efeito é:
- Seguir com uma alimentação balanceada;
- Retornar às atividades físicas, após o tempo estipulado;
- Fazer uma rotina de hidratação da pele com cremes específicos;
- Drenagem linfática;
- Massagem localizada, ou modeladora;
- Cuidar da autoestima.
Pessoas que fazem exercícios físicos e com bons hábitos e um estilo de vida saudável antes de se submeter são mais propensas a atingirem um resultado da cirurgia com mais rapidez e ainda fazer com que resultados de tratamentos estéticos durem mais tempo.
– Pode ser necessária a realização de cirurgias complementares?
Assim como existem tratamentos interessantes após a Lipo, também há cirurgias complementares. Para se ter melhores resultados corporais, depois da Lipo é comum associar à Abdominoplastia, porque é uma cirurgia perfeita para tratar a flacidez consequente.
Além disso, podem ser complementares à Lipoaspiração, a mamoplastia e cirurgias faciais como mentoplastia, rinoplastia e lifting, no caso da Lipo de papada.
– Quanto tempo leva para se recuperar de uma lipo e quanto tempo atingirei o resultado definitivo?
O paciente já sente uma diferença entre 2 a 3 semanas e o 1º mês, como a diminuição do inchaço e o enrijecimento do local. Contudo, o resultado definitivo só é visto a partir do 6º mês.
Na metade desse tempo, tem-se uma noção do formato a ser proporcionado pela sua Lipo. Então, ao fazer o uso da cinta e/ou vestuário de compressão, além dos demais tratos, isso será ainda mais perceptível.
Confira o que você precisa saber sobre Mamoplastia, Mastopexia, Abdominoplastia, Lipoaspiração, Lipoescultura e Rinoplastia no Tudo Sobre Cirurgia Plástica