Otoplastia: O que é, Preço, Antes e Depois com Fotos



Otoplastia: o que é?

A Otoplastia se trata de uma cirurgia plástica feita nas orelhas. Normalmente, o termo é utilizado para se referir a correção das orelhas proeminentes, conhecido por orelha de abano.

Contudo, outros problemas também são tratados por meio das técnicas presentes na Otoplastia. Ela é recomendada exclusivamente para quem deseja ter uma correção nas orelhas, seja em formato, angulação, tamanho e até mesmo em deformações.

Antes de ser feito o procedimento, o paciente deve passar por uma consulta e alguns exames, no intuito de fazer da operação um procedimento seguro e com os resultados esperados pelo cliente.

 

Quando e para quem a Otoplastia é indicada?

A indicação é feita para pessoas que desejam fazer a correção de assimetrias em suas orelhas, tanto em forma, quanto no tamanho e angulação, nos casos de abano e também nas deformações de nascença ou que houveram modificações logo depois de um traumatismo.

Essa indicação também é feita de acordo com o grau de incômodo que a pessoa sente e, por fim, a idade mínima para que o procedimento seja realizado é entre os seis e sete anos.

 

ADX
AdSense

Para quem a Otoplastia não é indicada?

A operação não deve ser feita por aqueles que apresentam infecção no ouvido, por ser próximo ao lugar que vai ser operado e haver riscos de gerar infecção na ferida ou cartilagem. Estar com infecção em outros lugares também impede que a cirurgia seja realizada.

Pessoas que fumam devem passar duas semanas sem fumar antes da cirurgia e mais 30 dias após a operação ser realizada, já que o tabagismo pode afetar a cicatrização.

 

Quais cirurgias podem ser feitas junto com a Otoplastia?

Por ser uma cirurgia plástica simples, alguns outros procedimentos podem ser realizados junto a otoplastia, como a rinoplastia, blefaroplastia e mentoplastia.

 

– Rinoplastia

A Rinoplastia melhora a proporção e aparência do nariz, o que ajuda na harmonia facial da pessoa.

 

– Blefaroplastia

A cirurgia plástica de Blefaroplastia ajuda a melhorar a aparência das pálpebras inferiores, das superiores ou até mesmo de ambas.



 

– Mentoplastia

Mentoplastia é a operação remodela o queixo ao utilizar de implantes ou do próprio osso, no intuito de recuar ou avançar a estrutura do local.

 

Otoplastia: como é feita?

Antes do procedimento cirúrgico, o ideal é que o paciente passe por determinadas etapas, que incluem uma consulta, onde ele deve obter mais conhecimento em relação à operação e passar por alguns exames.

 

– Consulta

A consulta pré-operatória é recomendada para que haja a preparação do paciente para a operação, além de o fazer compreender qual é o seu problema, sua solução, o risco e os benefícios da cirurgia.

Também é feito o alinhamento da expectativa ideal do paciente, com suas possibilidades para tratamento e quais serão os resultados alcançados. Em casos de crianças, devem ser realizadas algumas avaliações psicológicas.

 

– Exames

Mesmo que se trate de uma cirurgia simples, é preciso que sejam feitos os exames pré-operatórios preconizados.

 



– Anestesia

Em crianças, é comum o uso da anestesia geral, enquanto nos adultos, é utilizada frequentemente a local com sedação.

 

– Tempo de Internação

Ficar internado após um procedimento cirúrgico é essencial para que seja garantido um bom resultado e evitar que possam ocorrer complicações logo após a operação.

Entretanto, não chega a passar de 24 horas, procedimento necessário para garantir que o paciente ficará bem após a cirurgia.



 

– Duração

Por ser uma cirurgia simples e rápida, a operação possui uma duração média de apenas uma hora.

 

– Como é a cirurgia de Otoplastia?

A cirurgia começa após feita uma incisão na parte de trás da orelha, na qual segue uma dobra natural de pele. Em seguida, é retirado o excesso de pele e realizado o ligamento com a cartilagem, o que possibilita mais flexibilidade. Existem casos em que a cartilagem é retirada, como uma forma para diminuir a orelha.

Por fim, o médico faz os pontos de fixação, para que o novo formato da orelha seja mantido e ocorra o fechamento da pele.

 

Pré-Operatório da Otoplastia

Igualmente a outros processos, é preciso que o paciente passe por um pré-operatório da Otoplastia, para que tudo possa ocorrer da maneira correta e sem nenhum problema.

 

– Como é a avaliação médica antes da Otoplastia

A avaliação é feita para saber se o paciente está ou não apto a passar pela cirurgia e, para isso, o cirurgião pede alguns exames, no intuito de saber o estado de saúde e as condições estruturais da orelha de seu paciente, como por exemplo, sua cartilagem, angulação na subunidade da orelha e também entre a cabeça e orelha da pessoa.

 

– Quais exames são necessários para a Otoplastia?

Alguns dos exames necessários seriam o eletrocardiograma e o de sangue, o qual é composto por coagulograma e hemograma completos.

 

– Como é a consulta sobre Otoplastia?

Na consulta, o paciente irá se preparar melhor para a cirurgia, com chances de tirar suas dúvidas em relação ao procedimento, além de informar quais são suas expectativas.

 

– Como se preparar para a Otoplastia

É recomendado que não seja utilizado pelo paciente nenhum cosmético corporal, facial ou creme, além de não poder estar com suas unhas pintadas.

 




– Qual a alimentação recomendada antes da Otoplastia?

É necessário que o paciente possua, aproximadamente, oito horas de jejum de líquidos e sólidos.

 

Otoplastia: Recuperação e Pós-operatório

Alguns cuidados devem ser tomados após feita a cirurgia, para que, no fim, seja trago o resultado ideal para o paciente após a cicatrização.

 

– Qual o tempo de internação pós-operatório?

O tempo médio para internação após a cirurgia pode variar um pouco, com a possibilidade de duração de oito a doze horas.

 

– Quais os cuidados necessários no pós-operatório?

O paciente deve usar a faixa do curativa por 1 a 2 dias, dormir com uma faixa durante a noite por duas semanas, evitar a realização de atividades e exercícios físicas por, ao menos, 2 semanas e, por fim, não deixar o local operado pegar sol, iluminação fluorescente e nem água do mar ou piscina por 30 dias.

 

– Quais as etapas de cicatrização no pós-operatório?

Na cirurgia plástica, as etapas de cicatrização são a inflamatória, proliferativa e a maturação.

 

– Qual a alimentação indicada no pós-operatório?

É recomendado que o paciente ingira alimentos com fibra no momento de recuperação da cirurgia plástica, já que elas ajudam a reduzir a constipação intestinal, melhora a circulação sanguínea e a cicatrização.

 

– O pós-operatório é doloroso?

É comum que sejam passados analgésicos para o paciente, contudo, muitas vezes não há dor após a cirurgia, apenas uma leve sensação de incômodo.

Caso haja muita dor, é preciso que um médico seja avisado para que um exame possa ser realizado.

 

Otoplastia Infantil: O que deve ser considerado pelos pais?

Mesmo que os pais possuam insegurança em fazer seus filhos passarem por uma cirurgia, não existem grandes riscos e a criança terá diversos benefícios, tanto no seu bem-estar e autoconfiança.

Caso a criança não se incomode com suas orelhas e nem queira passar pela cirurgia, não tem necessidade de recorrer a ela.

 

Otoplastia Antes e Depois Fotos

Veja aqui as fotos de antes e depois da cirurgia de Otoplastia. O resultado da Otoplastia pode ser notado quase de imediato e, após a recuperação completa do procedimento, a diferença fica ainda mais visível, principalmente na correção da orelha de abano.

 

Otoplastia
Otoplastia Antes e Depois Fotos – Créditos da Imagem: Almurshidi Medical Agency
Otoplastia
Otoplastia Antes e Depois Fotos – Créditos da Imagem: John E. Sherman
Otoplastia
Otoplastia Antes e Depois Fotos – Créditos da Imagem: FacialSurgery.com

 

Principais dúvidas

Antes de tudo, é comum existirem algumas dúvidas, principalmente por o processo se tratar de uma cirurgia.

O ideal é que o paciente possa retirar tais dúvidas antes de realizá-la, principalmente as que possuem relação com a operação, por exemplo, se o resultado é definitivo e como ficam as cicatrizes.

 

– Qual a idade mínima para se fazer a Otoplastia?

A idade mínima para que seja possível a realização da cirurgia é entre os 6 e 7 anos de idade.

 

– Qual a melhor posição para se dormir após a Otoplastia?

É ideal que o paciente durma de barriga para cima, dessa forma, ele evita que suas orelhas fiquem prensadas contra o travesseiro.

 

– Cicatriz: Otoplastia

Durante a correção do abano, as cicatrizes do processo ficam localizadas na parte posterior da orelha, escondidas na orelha e sua junção ao crânio. Se feita incisão na frente da orelha, a cicatriz fica escondida nas dobras da pele, que são naturais. Alguns pacientes podem acabar por desenvolver a cicatriz queloide.

 

– O resultado da Otoplastia é definitivo?

Caso a operação seja conduzida de forma correta e haja cuidados devidos após a cirurgia, o resultado é definitivo.

É comum que algumas vezes as não orelhas fiquem 100% simétricas, já que, nem mesmo pessoas não operadas não contam com uma simetria absoluta.

 

– Como eu faço o curativo após a Otoplastia?

O curativo é feito com pomada cicatrizante e gaze. Normalmente é feito após a cirurgia e é retirado depois de 24 a 48 horas no consultório pelo próprio médico. Se necessário fazer um outro curativo, o paciente vai ser orientado de como deve ser feito.

É preciso que o paciente utilize uma faixa específica de tecido compressivo em casos em que haja a correção do abano, que só deve ser retirada para o banho e utilizada durante o resto do dia durante um mês.

 

– Quando os pontos são retirados após a Otoplastia?

A retirada dos pontos é feita depois de 7 a 10 dias após a cirurgia e o paciente não sente nenhuma dor.

 

– Qual o profissional que pode fazer a cirurgia de Otoplastia?

A cirurgia deve ser feita por um cirurgião plástico que faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e é importante que ele já tenha feito procedimentos iguais ou semelhantes em outros pacientes.

 

Riscos e possíveis complicações da Otoplastia

A cirurgia é segura e simples, contudo, como em qualquer outra operação, podem ocorrer sangramentos, perda da sensibilidade da pele na região, alergias e infecções.

As orelhas podem acabar por não ficar da forma desejada, principalmente se houver remoção do curativo sem indicação do médico.

 

Como escolher a clínica ou cirurgião ideal para sua Otoplastia

É necessário que o cirurgião faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e a cirurgia precisa ser feita em um hospital que possua creditação para fazer operações de médio porte.

 

Otoplastia – Preço e forma de pagamento

A Otoplastia não é uma cirurgia plástica com preços extremamente absurdos, mesmo com as suas variações e, além disso, é oferecida mais de uma forma para pagamento.

 

– Otoplastia Preço:

O custo da cirurgia varia entre R$ 3.000 e R$ 5.000, de acordo com a complexidade do procedimento, do cirurgião escolhido e, por fim, dos exames que são essenciais.

 

– Como se paga a Otoplastia?

A operação pode ser paga tanto com dinheiro quanto com um cartão de crédito, além da possibilidade de utilizar o plano de saúde do paciente.



Tudo Sobre Cirurgia Plástica

Confira o que você precisa saber sobre Mamoplastia, Mastopexia, Abdominoplastia, Lipoaspiração, Lipoescultura e Rinoplastia no Tudo Sobre Cirurgia Plástica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *