Rinoplastia: O que é, Preço, Antes e Depois com Fotos



Com o objetivo de harmonizar aspectos do rosto, a Rinoplastia tem como foco a região externa do nariz e modifica pontos específicos que ficam mais aparentes.

O nariz é uma das partes do corpo em que as proeminências se destacam mais e, por ficar no rosto, tem destaque no quesito aparência. Além disso, também tem a sua função, que é a de passagem de ar para o sistema respiratório.

 

O que é Rinoplastia

Basicamente a Rinoplastia é toda e qualquer cirurgia plástica no nariz e em sua região. Confira aqui alguns tipos de Rinoplastia.

 

Tipos de Rinoplastia

Por ser uma cirurgia antiga, com início em meados dos séculos 19 e 20, sua técnica está sempre em desenvolvimento e aprimoramento, o que cria diversas possibilidades. Dessa forma, é natural que tenha outros tipos de Rinoplastia que sempre valem a pena destacar.

 

ADX
AdSense

– O que é Rinoplastia Estética

A Rinoplastia estética é uma cirurgia que visa remodelar o nariz, ou caraterísticas do nariz, com o único objetivo de melhorar sua aparência.

Ela corrige o aspecto do local e busca a harmonização do nariz com o rosto.

 

– O que é Rinoplastia Redutora

Também há a Rinoplastia redutora, que reduz a estrutura óssea e a cartilagem que constrói a aparência do nariz.

Essa é uma técnica pouco usada, pois, com o tempo, foi observado que o envelhecimento alterava o resultado da Rinoplastia redutora com o passar dos anos, o que podia causar dificuldade para respirar ou até mesmo deformidade.

 

– O que é Rinoplastia de Aumento

O objetivo é o de corrigir imperfeições ou irregularidades no tamanho do nariz em relação ao rosto em relação à proporção.

O procedimento da Rinoplastia de aumento é feito com enxertos retirados do próprio paciente com o intuito de preencher a estrutura nasal. Eles são colocados na ponta do nariz para dar mais reforço à estrutura das cartilagens que já existem e também são postos no dorso do nariz para dar mais altura.



 

– O que é Rinoplastia do Dorso Nasal

Já a Rinoplastia do dorso nasal, diferente do aumento, tem foco em reduzir a altura do dorso através da retirada do excesso de cartilagem através do bisturi e o uso da lixa no osso.

Além disso, a cirurgia do dorso também é feita para corrigir possíveis deficiências no nariz. O método utilizado, assim como a decisão de fazer ou não, cabe ao médico baseado no que for melhor para o paciente.

 

– O que é Rinoplastia da Columela

A columela nasal é a parte que fica entre as duas fossas nasais, com formação através de pele e de cartilagem.

Por conta disso, a Rinoplastia da columela é uma cirurgia muito frequente, pois a columela é caracterizada pela curvatura da borda. Além disso, existe a columela retraída e a oculta, relacionadas ao atrofiamento dos tecidos moles, assim como a perda da sustentação dos ligamentos que mantém a columela suspensa.

 

– O que é Rinoplastia para levantar a Ponta Nasal

Embora pareça com a Rinoplastia de aumento, a Rinoplastia para levantar a ponta nasal tem como foco apenas a ponta do nariz. É uma cirurgia mais rápida, com sedação local, em que são trabalhadas as cartilagens para afinamento da ponta do nariz.

 

– O que é Rinoplastia Funcional

É uma cirurgia que tem como objetivo resolver problemas que comprometem a respiração do paciente.



A Rinoplastia funcional altera a estrutura que possa comprometer a saúde, cause desconforto ou prejudique a qualidade de vida do paciente. Por isso, neste tipo de Rinoplastia é comum ser feita em conjunto com outro tipo, conforme a necessidade.

 

– O Que é Rinosseptoplastia

A Rinosseptoplastia é uma cirurgia que visa melhorar a respiração, busca tornar melhor o estético e a função respiratória do paciente.

Ela corrige o desvio do septo nasal, também corrige o aumento das conchas nasais e pode ser feita em conjunto com outro tipo de Rinoplastia para harmonizar o rosto e deixar o nariz o mais próximo possível do que o paciente deseja.



 

– O que é Rinoplastia associada à correção da Hipertrofia dos Cornetos

Geralmente, esse tipo de rinoplastia é ligada à rinosseptoplastia e também à rinoplastia estética, pois é ela quem visa trabalhar a hipertrofia do tipo leve ou moderada.

Sua realização é através de uma agulha aplicada onde o corneto apresenta aumento, depois o local é cauterizado com um bisturi. O objetivo é diminuir o corneto e desobstruir a via, o que permite uma respiração melhor.

 

– O que é Rinoplastia Étnica

Cada etnia tem traços característicos acentuados. Dessa forma, a rinoplastia étnica é a cirurgia focada em transformar os traços étnicos que aparecem no nariz ao manter a identidade cultural e preservar a fisionomia.

 

– O Que é Rinoplastia Pós-Traumática ou Reconstrutiva

Essa é a cirurgia em que o objetivo pode ser tanto estético quanto funcional. Nela são operados os pacientes que passaram por alguma situação traumática, como um acidente, por exemplo, em que ocorreu o comprometimento do buco-maxilo-facial. Além disso, é também utilizada para corrigir má formação congênita.

 

– O que é Rinoplastia Ultrassônica

A nova técnica utilizada, quando possível, é a rinoplastia ultrassônica. Com esta técnica é possível que o cirurgião possa realizar o procedimento no nariz sem que precise causar a quebra do osso nasal.

 

– O que é Rinoplastia Não-Cirúrgica

Já a rinoplastia não-cirúrgica, também conhecida como rinomodelação, é o procedimento feito para corrigir a deformidade estética, sem que seja preciso ocorrer através de uma cirurgia.

Por um tempo, também levou o nome de bioplastia nasal, pois faz o preenchimento com ácido hialurônico de alta densidade. Embora a técnica não seja muito invasiva, ela só é indicada quando a correção for para pequenas deformidades ou quando o paciente tem o nariz fino.

 

– O que é Giba Nasal

A giba nasal é uma estrutura com diferentes partes que a compõe:

  • Osso;
  • Cartilagem lateral ou superior;

Com isso, a rinoplastia tem a possibilidade de diminuir ou aumentar o dorso nasal através da cirurgia plástica, conforme a necessidade, com a intenção de deixá-lo mais proporcional em relação ao rosto.

 




Quando e Para quem a Rinoplastia é indicada?

Quando é feita a análise de cada tipo de cirurgia para o nariz, é possível perceber que há casos em que a rinoplastia é essencial para dar mais qualidade de vida ao paciente, enquanto outros têm como objetivo melhorar a estética somente.

Por isso, normalmente a rinoplastia é uma cirurgia feita para estes fins e sua indicação depende da necessidade pessoal de cada indivíduo, contanto que se tenha a idade mínima de 15 anos.

 

Para quem a Rinoplastia não é indicada?

Assim como toda cirurgia, a rinoplastia também apresenta riscos e, portanto, pode sofrer algumas complicações durante o procedimento. Logo, alguns casos de contraindicações são:

  • Quem possui problemas cardíacos de grau elevado;
  • Hipertensos descontrolados;
  • Diabéticos;
  • Se estiver se recuperando de alguma doença grave;
  • Se possuir alguma doença infecciosa;
  • Lactantes;
  • Quem possui problemas para coagular o sangue;
  • Aqueles que estiverem em tratamento da

Além disso, durante os exames, o médico pode constatar algum outro empecilho que o faça optar por não realizar o procedimento. Portanto, é necessário que o paciente tenha uma conversa sincera com o cirurgião durante a consulta.

 

Quais cirurgias podem ser feitas junto com a Rinoplastia?

A maioria dos tipos de rinoplastia citados anteriormente podem ser feitos em conjunto com a rinoplastia, principalmente quando se considera que, normalmente, ela não é feita sozinha.

No entanto, também é possível realizar procedimentos em conjunto, tais como a mentoplastia, o desvio de septo, a lipoaspiração e a mamoplastia. Nesses casos, é necessário que a avaliação médica aprove que sejam feitas as duas cirurgias juntas, uma vez que o paciente precisa ter um corpo saudável para suportar ambos os procedimentos.

 

Mamoplastia

A mamoplastia é uma cirurgia estética que visa levantar os seios. Através da remodelação, os deixa mais altos.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento que busca reduzir a gordura localizada em algumas partes específicas do corpo, como barriga, braços e costas.

 

Mentoplastia

É a cirurgia feita no queixo para harmonização do rosto.

 

 Rinoplastia: Como é feita?

O procedimento segue algumas etapas importantes para a realização do processo cirúrgico. Confira como tudo é feito.

 

– Consulta

A consulta deve ser agendada com o cirurgião especialista, que fará algumas perguntas que ajudarão a saber se o paciente precisa mudar algum hábito ou se é necessário algum tipo de exame extra.

 

– Exames

Normalmente, serão pedidos os exames laboratoriais de sempre:

  • Hemograma;
  • Urina;
  • Coagulograma;
  • Eletrocardiograma;
  • Radiografia de tórax;
  • Tomografia Computadorizada para pacientes com queixa de dificuldades para respirar.

Além disso, caso o médico sinta ser necessário, ele pode solicitar mais alguns exames.

 

– Tempo de Internação

Normalmente, a internação ocorre na manhã da cirurgia, com alta prevista para a tarde do mesmo dia. No entanto, o tempo de recuperação mínimo varia de acordo com o procedimento que foi feito.

 

– Duração

A duração média varia de cada procedimento, assim como se será feito algum outro procedimento cirúrgico em conjunto. Caso seja feita somente a rinoplastia tradicional, dura uma média de 2h a 3h. No caso da cirurgia funcional ou pós-traumática, pode durar um pouco mais.

 

– A cirurgia

A rinoplastia tem uma cirurgia feita através da técnica aberta, a exorrinoplastia, ou através da técnica fechada, a endonasal.

O que determina o tipo de técnica é o tipo da rinoplastia a ser feita, tal qual o foco do procedimento cirúrgico.

A técnica aberta é feita através de uma incisão pequena na base do nariz, onde fica a separação das narinas, assim como na parte interior de cada narina. Já na fechada, as incisões são feitas somente por dentro.

 

– Pré-Operatório

Durante o pré-operatório, é importante fazer todos os exames que foram solicitados, assim como tirar todas as dúvidas que tiver sobre o procedimento. O paciente deve deixar claro sobre as expectativas do resultado sempre.

Sobre a preparação na noite anterior, é importante expor as dúvidas ao médico sobre o que se pode ou não fazer e qual o tipo de anestesia, pois a anestesia geral pede que seja feito jejum por até 8h.

 

– Durante a Rinoplastia

Quando o procedimento começa, alguns passos são rotineiros. Confira!

 

Anestesia

Primeiro, é aplicada a anestesia. Ela pode ser local ou geral, pois varia de acordo com qual é a rinoplastia escolhida.

 

Incisão

Em seguida, é feita incisão. Se for a técnica aberta, a incisão é feita na base e nas partes internas. Na fechada, é somente na parte interna.

 

Remodelação

Durante a remodelação, o cirurgião trabalha na cartilagem e, em alguns casos, na raspagem do osso.

 

Correção Funcional

Durante o procedimento, sempre é tomado o cuidado para que a função respiratória não seja comprometida. É possível que ocorra a necessidade fazer o preenchimento ou reforçar a estrutura.

 

Fechamento da Incisão

Em seguida, a incisão é fechada e coloca-se os pontos.

 

Colocação do Curativo

Depois, o curativo é posto de forma que não atrapalhe a respiração e cubra o nariz para evitar o inchaço ou alteração da cartilagem.

 

– Pós-operatório e Recuperação da Rinoplastia

Depois que todo o procedimento foi feito, existe ainda o pós-operatório.

Como é

A recuperação no pós-operatório, a depender do procedimento, é rápida. A maior dificuldade, provavelmente, será na hora de dormir, pois o paciente precisa dormir de abdômen para cima, para evitar colocar peso no nariz.

 

Como fica

O resultado muda de cirurgia para cirurgia, mas ainda no pós-operatório é possível notar o inchaço. Sua duração, no entanto, varia de procedimento para procedimento.

 

Cicatrização e quanto tempo demora

A cicatrização não demora para ocorrer, com os curativos retirados em uma média de 7 a 14 dias, de acordo com o nível de resposta do paciente.

 

Sangramento

É natural que, logo após a cirurgia, ocorra sangramento durante as primeiras 12 horas. No entanto, ela costuma se encerrar sozinha. Caso não ocorra, o médico deve ser informado para que ele faça um novo curativo e verifique se está tudo bem com os vasos sanguíneos.

 

Posição ao dormir

Ao dormir, é necessário que o paciente fique com o abdômen para cima, para que seja evitado colocar peso no nariz.

 

Protetor solar

Também é importante o uso do protetor solar para evitar queimaduras, uma vez que a região da pele onde ocorreu a cirurgia tende a ficar sensível.

 

Respiração e alimentação

Durante o pós-cirúrgico, é importante evitar alguns alimentos, como café, refrigerante e chocolates. Deve-se optar por comida natural e saudável.

Além disso, a respiração pode ficar um pouco mais difícil durante a primeira semana devido aos coágulos que se formam, mas com o tempo ela melhora

 

Rinoplastia antes e depois Fotos

Confira aqui as fotos do antes e depois da Rinoplastia

Rinoplastia: O que é, Preço, Antes e Depois com Fotos
Rinoplastia Antes e Depois Foto – Créditos da Imagem: American Society Of Plastic Surgeons

 

Rinoplastia: O que é, Preço, Antes e Depois com Fotos
Rinoplastia Antes e Depois Foto – Créditos da Imagem: American Society Of Plastic Surgeons

 

Rinoplastia: O que é, Preço, Antes e Depois com Fotos
Rinoplastia Antes e Depois Foto – Créditos da Imagem: American Society Of Plastic Surgeons

 

Principais dúvidas

Confira algumas dúvidas que possam surgir sobre a rinoplastia.

 

– Quais os riscos da Rinoplastia?

Os riscos de uma rinoplastia são específicos e podem ser:

  • Sangramento;
  • Dificuldade de respirar;
  • Não se sentir satisfeito com o resultado.

Além disso, existe o risco de infecção, que pode ocorrer com qualquer outra cirurgia, assim como o paciente pode apresentar alguma reação à anestesia.

 

– O que levar para o hospital no dia da Rinoplastia?

O paciente deve levar roupas confortáveis que não precisem passar pela cabeça, sapatos ou sandálias que sejam fáceis de colocar, todos os exames e seus documentos.

 

– Recuperação da Rinoplastia

A recuperação é de até 48h para voltar ao trabalho, mas esforço físico somente após três meses.

 

– O Pós-Operatório é doloroso?

O pós-operatório é calmo e os pacientes não costumam se queixar de dor.

 

– Qual a idade mínima para realizar a Rinoplastia?

A idade mínima para fazer a rinoplastia é de 15 anos de idade, quando o rosto já está com sua estrutura formada.

 

– A Rinoplastia melhora a sinusite e a rinite?

Caso a sinusite não for alérgica, é possível fazer a drenagem nasal para aliviar os sintomas, mas caso seja alérgica, não há o que ser feito.

 

– A Rinoplastia deixa cicatriz?

Normalmente, as cicatrizes são discretas e difíceis de serem percebidas.

 

– O cirurgião consegue alterar qualquer nariz?

É possível fazer a remodelação de quase qualquer tipo de nariz, desde que o médico aprove o procedimento.

 

– Tenho medo de não gostar do resultado. Como prever?

Só é possível prever o resultado com muita conversa com o médico, ao deixar claro as expectativas e desejos.

 

– Quando é possível ver o resultado?

Assim que o inchaço começar a diminuir, é possível notar alguns detalhes da mudança.

 

– Posso escolher o formato de nariz que desejar?

Após ouvir como o paciente deseja o formato do nariz, o médico realizará uma análise para saber se será possível fazê-lo.

 

– Quando poderei tomar sol no rosto?

Uma média de duas semanas sem tomar sol pode ser o suficiente, mas o ideal é ficar dois meses sem tomar muito sol para evitar as manchas.

 

– O que acontece se eu machucar o nariz?

A depender do acidente, existe a possibilidade da cirurgia ser afetada. Por isso, é importante ficar calmo e colocar gelo, em seguida, procurar o médico e informar o ocorrido para saber o que fazer.

 

– Benefícios de fazer a Rinoplastia

Além de ser uma cirurgia para harmonizar o rosto, ao ajustar a proporção do nariz ao restante da face, também tem o benefício de melhorar a respiração para aqueles que sentem dificuldade ao respirar.

 

Como escolher a clínica ou o cirurgião ideal para sua Rinoplastia

A clínica onde o procedimento deve ser realizado precisa ter uma licença válida e equipamentos atuais.

Além disso, o cirurgião plástico responsável pelo procedimento deve ser formado na área e especialista no procedimento. Se possível, deve-se optar por um cirurgião que já tenha experiência na área e já tenha realizado o mesmo procedimento antes.

Também é importante saber se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que é quem atesta que o profissional está regularizado para atuar na área.

 

Perguntas a fazer ao cirurgião plástica

Durante a conversa com o médico ainda na consulta, é importante que o paciente informe se faz uso de algum remédio controlado, se já passou por um procedimento anterior e as razões que o levaram a querer fazer uma rinoplastia. Com base nestas informações, serão pedidos os exames.

Também deve-se questionar sobre o tipo de procedimento, se há algum cuidado que precisa tomar antes da cirurgia e o tempo de recuperação estimado.

 

Rinoplastia – Valor e forma de pagamento

Confira agora quanto custa para fazer a rinoplastia e as formas de pagamento da cirurgia estética.

 

– Rinoplastia Preço:

O valor médio é de R$ 1.500 a R$ 4.000, que pode sofrer acréscimos conforme o tipo, anestesia, equipamentos, tipo do quarto, etc.

 

– Como se paga a Rinoplastia?

Pode ser paga à vista ou no cartão de crédito.



Tudo Sobre Cirurgia Plástica

Confira o que você precisa saber sobre Mamoplastia, Mastopexia, Abdominoplastia, Lipoaspiração, Lipoescultura e Rinoplastia no Tudo Sobre Cirurgia Plástica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *