A Lipoenxertia é uma cirurgia plástica que usa uma técnica de preenchimento em algumas partes do corpo com a própria gordura corporal do paciente. Basicamente, é retirada a gordura do próprio corpo para preencher, dar volume ou remodelar outra parte do corpo como, por exemplo, bumbum, seios e coxas.
A remoção ocorre através da lipoaspiração, com retirada da gordura localizada que fica em partes indesejadas, que depois é enxertada no local desejado.
Neste Post Você Verá:
Qual parte do corpo pode ser enxertado gordura na Lipoenxertia?
É possível enxertar a gordura em diversas partes do corpo, já que a intenção é deixá-lo harmonioso, mas as mais comuns atualmente são:
– Rosto
No rosto, a cirurgia de lipoenxertia é utilizada para diminuir as rugas de expressão, aumentar o volume das bochechas e recuperar o volume facial.
– Seios
Nos seios, durante as cirurgias que envolvem sua remodelação, tal como a mamoplastia, a lipoenxertia atua como complemento para aumentar o volume.
Durante a modificação do seio, é possível que o cirurgião encontre espaços vazios que precisa preencher. Logo, faz-se o procedimento com a gordura do próprio corpo da paciente.
– Glúteos
O procedimento de lipoenxertia também é feito nos glúteos (Lipoenxertia Glútuea). O objetivo pode ser tanto para corrigir e harmonizar a assimetria que possa existir entre as nádegas, quanto para dar mais volume e tamanho.
Qual é a diferença entre lipoaspiração e Lipoenxertia?
A lipoaspiração é o procedimento utilizado para remover a gordura localizada através da aspiração. Esta cirurgia é muito utilizada para remodelar o abdômen e diminuir o volume de gordura em partes específicas do corpo.
No caso da lipoenxertia, a mesma gordura que a lipoaspiração retira é usada para preencher nos locais de desejo ou necessidade. Por isso, o nome do procedimento é uma junção de “lipo” (retirada da gordura) + “enxertia” (que é o enxerto dessa gordura em outras partes do corpo).
Quando e para quem a Lipoenxertia é indicada?
A lipoenxertia é uma cirurgia indicada para aqueles que buscam melhorar uma parte específica do corpo. Além disso, a decisão pode ser tomada em situações como, por exemplo, vontade de aumentar o volume dos seios, glúteos ou bochechas.
Contudo, além do aspecto estético, é possível usar a lipoenxertia para corrigir imperfeições e melhorar a assimetria do corpo. A cirurgia também é usada para corrigir sequelas, tais como paralisia facial, esclerodermia e síndrome de Romberg.
Tanto homens quanto mulheres podem fazer a cirurgia estética, desde que tenham passado pela aprovação médica.
Para quem a Lipoenxertia não é indicada?
Não é recomendado para pacientes que tenham apresentado mudanças nos exames, além de pessoas com pouco tecido gorduroso.
O tecido gorduroso não é retirado completamente, mas sim o excesso dele. Dessa forma, é necessário que o paciente tenha tecido suficiente para a realização do enxerto e para manter os níveis normais que o corpo necessita.
Quais cirurgias podem ser feitas junto com a Lipoenxertia?
Normalmente a lipoenxertia é uma cirurgia que pode ser feita em conjunto com outras cirurgias. Entretanto, somente quando a remoção da gordura para aplicação em outra parte do corpo é recomendada.
– Lipoaspiração
A Lipoaspiração é um procedimento comumente feito junto com a lipoenxertia, uma vez que é preciso aspirar a gordura localizada para remodelar outra parte do corpo.
– Mamoplastia
Durante a Mamoplastia, é comum a necessidade de fazer enxertos a partir da gordura retirada de outra parte do corpo para preencher espaços vagos, o que permite dar um aspecto de seio levantado e cheio.
Como é feita a Lipoenxertia?
Entenda agora como funciona o procedimento do começo ao fim!
– Consulta
Durante a consulta, é importante que o paciente explique ao médico o que o levou a optar por esse tipo de procedimento.
Ele deve, então, contar sobre quaisquer insatisfações que possa ter com essa parte específica do corpo, assim como o que o motivou a passar por um procedimento cirúrgico para a mudança no corpo.
– Exames
Em seguida, o cirurgião solicitará os exames padrões que comumente são pedidos para cirurgias plásticas. Entre eles:
- Hemograma completo;
- Urina;
- Coagulograma;
Além disso, é possível que ele solicite mais exames para ter certeza sobre as condições do paciente.
– Anestesia
A anestesia durante a lipoenxertia é local e aplicada após a definição da região que será alterada.
– Tempo de Internação
O tempo médio varia da resposta do organismo de cada paciente, que pode ser desde algumas horas até 3 dias. Essa é uma forma do cirurgião ter certeza de que não houve complicações pós-cirúrgicas ou a necessidade de monitoramento.
– Duração
A duração varia conforme o tanto que será aspirado, tratado e movido para outra região. No entanto, o paciente fica sedado durante todo o procedimento da lipoenxertia.
– Como é a cirurgia de Lipoenxertia
O procedimento começa quando o cirurgião escolhe o local mais adequado para a retirada da gordura que se encontra em excesso, depois é iniciada a aspiração através do uso de técnicas de lipoaspiração.
Quando já possui gordura o suficiente, ela é tratada e purificada para que seja removido todo o sangue e células restantes. Assim que estiver pronta, o enxerto é feito no local desejado com o uso de agulhas finas e injeções minúsculas.
– Pós-Operatório e Recuperação
O paciente ficará de repouso, mas a recuperação é rápida. Foram relatadas algumas dores comuns, além de um pouco de desconforto e inchaço. No entanto, tudo isso some com 3 ou 4 semanas após cumprir o tempo de repouso estipulado pelo cirurgião.
Também é evitado esforço físico por um tempo, principalmente no primeiro mês, que é quando o corpo passa por adaptações com as mudanças e pontos precisam cicatrizar.
Principais dúvidas
Abaixo serão esclarecidas dúvidas recorrentes sobre o procedimento de lipoenxertia.
– Perco minha Lipoenxertia se emagrecer?
Durante o exame, o médico busca analisar o tecido gorduroso e verificar se há gordura suficiente para a lipoaspiração.
Caso o paciente emagreça o suficiente para perder essa gordura e fique abaixo do que é recomendado para o procedimento, não será possível fazer a cirurgia.
– Toda gordura retirada é aproveitada na Lipoenxertia
O máximo da gordura retirada é aproveitada, mas somente depois de ser limpa e retirada dela partes desnecessárias.
– Pode haver complicações na Lipoenxertia?
A lipoenxertia é uma cirurgia segura, mas, ainda assim, uma cirurgia. Por isso, há riscos como infecção e/ou reação alérgica à anestesia.
– Como ficam as cicatrizes na Lipoenxertia?
O tipo de cicatriz varia com o local onde a gordura foi enxertada.
Como escolher a clínica ou o cirurgião ideal para sua Lipoenxertia
Toda clínica deve sempre ser analisada com muito cuidado. Ela precisa ser licenciada, com equipamentos de ponta e bem esterilizada.
Além disso, o clínico responsável é o estético e o recomendado é que ele já tenha feito o procedimento antes. É importante prestar atenção em sua formação, pois ele precisa ser um especialista, além de ter que ser credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Lipoenxertia Antes e Depois Fotos
Abaixo as fotos do antes e depois da Lipoenxetia
Lipoenxertia – Valor e forma de pagamento
Abaixo estão os valores de uma cirurgia plástica de lipoenxertia e como é feito o pagamento.
– Lipoenxertia Valor:
Por ser uma cirurgia que precisa de outros fatores para ser completa, seu valor varia muito. Além disso, é preciso lembrar que, normalmente, é feita em conjunto com outras cirurgias, portanto, vale a pena consultar o valor da cirurgia específica que o paciente irá fazer.
– Como se paga a Lipoenxertia?
A forma de pagamento costuma ser cartão de crédito ou à vista.
Confira o que você precisa saber sobre Mamoplastia, Mastopexia, Abdominoplastia, Lipoaspiração, Lipoescultura e Rinoplastia no Tudo Sobre Cirurgia Plástica