Lipoaspiração: Conheça os Diferentes Tipos de Cirurgia



A Lipoaspiração é líder mundial em cirurgias plásticas, segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil se destaca apresentando a Lipoaspiração como o procedimento mais realizado no País.

Sendo procurada por quase todos os tipos de pacientes, mulheres, homens, jovens e, pessoas de meia idade lotam os consultórios e as clínicas atrás de solução para os problemas das gordurinhas localizadas.

Já que o Brasil é um país tropical, onde se tem a exposição do corpo de forma natural e comum, existe sim uma maior preocupação com a forma e o excesso de gordura. Portanto, a cirurgia plástica de lipoaspiração vem para realizar o sonho do corpo perfeito.

Importante saber que a evolução da medicina, trouxe também maiores possibilidades para os pacientes.

Assim, seja lipoaspiração, Lipoescultura, Lipoaspiração a laser, Minilipo, Vibrolipo ou quaisquer outros procedimentos, o importante é entender os diferentes tipos de lipoaspiração e, para quem cada um deles é indicado.

 

Lipoaspiração

A Lipoaspiração é uma cirurgia que retira gordura através de aspiração por cânula.

Este procedimento, o que muda é o tipo de cânula (lipo a laser, lipo ultrassônica, vibrolipoaspiração, lipo tradicional) e, o porte anestésico (anestesia local, local com sedação, peridual ou geral).

O que vai determinar o tempo cirúrgico e o porte anestésico é a quantidade de gordura a ser aspirada.

 

Lipoescultura

A Lipoescultura é uma lipoaspiração onde a gordura retirada e tratada, é enxertada para dar volume em outra área como, por exemplo, nos glúteos, nas depressões, nos vincos da face, para preenchimento de celulite, etc.

 

Vibrolipoaspiração

A Vibrolipo é um tipo de lipoaspiração em que se usa uma cânula com mecanismo vibratório, para facilitar a penetração na gordura e a sua retirada.

A vantagem deste procedimento é que se faz movimentos macios, que contribui para que a gordura saia mais facilmente, com menos esforço e menor sangramento.



 

Lipoaspiração a laser

A Lipoaspiração a Laser é aquela em que, antes de aspirar a gordura, se usa uma cânula emissora de laser para queimá-la, liquefazendo-a e, liberando calor.

Neste caso, o calor tende a queimar os pequenos vasos, reduzindo o sangramento.

Sem falar que em contato com a pele, o calor causa uma maior retração do colágeno, o que potencializa a retração da pele, reduzindo assim a flacidez.

Este procedimento é indicado para pacientes que possuem, além da gordura localizada, uma leve flacidez ou que por outros motivos, precisem potencializar a retração da pele.

 

Lipoaspiração Ultrassônica

Funciona quase da mesma forma que a lipoaspiração a laser, mas neste caso se usa uma cânula que libera ultrassom.

 

Hidrolipoclasia ou Hidrolipo

A Hidrolipoclasia ou Hidrolipo não é cirurgia, mas sim um tratamento em que se injeta uma solução de soro fisiológico e água destilada para inchar a gordura, fazendo em seguida a aplicação de ultrassom.

Com maior quantidade de líquido, as células de gordura se rompem pelo ultrassom e, são posteriormente absorvidas pelo organismo.



Esse tratamento é indicado para aqueles com pouca gordura e em pequenas áreas, já que o procedimento é bem menos eficaz que a lipoaspiração.

 

Minilipo (Hidrolipo, Lipo-Light e Lipo Tumescente)

A Minilipo, Hidrolipo ou Lipo Tumenescente são assim conhecias por serem, em alguns casos, realizados por médicos não especialistas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e, fora do ambiente hospitalar.

No entanto, apesar de serem menosprezados, estes procedimentos também são um tipo de lipoaspiração em que se faz com o paciente acordado (anestesia local).



Para ser realizado este procedimento, é preciso que se tenha pouca gordura e em pequenas áreas.

Algumas pessoas preferem fazer várias sessões para abranger muitas áreas e tirar mais gordura, no entanto segundo os especialistas esta prática é bem mais perigosa do que fazer uma única cirurgia com porte anestésico em um hospital.

 

Finalizando:

Dúvidas sobre seu médico? Veja nosso artigo Analisando seu Cirurgião Plástico.

Clique e saiba informações sobre o pré-operatório de cirurgia plástica.

Clique e saiba informações sobre o pós-operatório de cirurgia plástica.

Ah, e não se esqueça, deixe o seu comentário abaixo.



Tudo Sobre Cirurgia Plástica

Confira o que você precisa saber sobre Mamoplastia, Mastopexia, Abdominoplastia, Lipoaspiração, Lipoescultura e Rinoplastia no Tudo Sobre Cirurgia Plástica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *