A cirurgia plástica pós bariátrica é uma etapa natural na vida de pacientes que sofreram grande perda de peso mas ficaram com um resultado não tão satisfatório, a ponto de não conseguirem fazer suas atividades diárias.
Uma grande perda de peso pode trazer algum excesso de pele e consigo certo desânimo e a não melhora da autoestima para algumas pessoas. Mas saiba que é possível recorrer a cirurgia reparadora, ou cirurgia plástica pós bariátrica. Ela consiste em uma série de procedimentos que tratam o temido excesso de pele e flacidez causado pelo procedimento bariátrico.
Neste Post Você Verá:
O que é uma cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia de redução do estômago, é um procedimento que serve para tratar a obesidade grave. Ela passou a ser caracterizada como “redução do estômago” porque modifica a forma original do órgão e diminui sua capacidade de receber e absorver alimentos calóricos.
Nesse sentido, é interessante lembrarmos que obesidade é ter gordura em excesso no corpo, quando ela se encontra em uma quantidade que pode prejudicar a saúde. Trata-se de uma enfermidade causada por alguns hábitos e fatores, como:
- Ingerir alimentos em grandes quantidades;
- Falta de atividade física;
- Condição genética;
- Desequilíbrio hormonal.
Frequentemente, a cirurgia bariátrica, bem como cirurgia plástica pós bariátrica, são muito requisitadas por pacientes que se enquadram neste padrão, ou, no caso da segunda, por quem já está com o tratamento adiantado, como vamos explicar mais à frente.
A cirurgia de bariátrica é feita por meio de algumas técnicas a fim de promover a diminuição de peso. É indicada para obesos que, mesmo com a prática de exercícios físicos e cumprirem com uma dieta saudável, não conseguem atingir resultados satisfatórios.
Por que realizar a cirurgia plástica pós bariátrica?
A cirurgia de reparação pós bariátrica é realizada após o paciente passar pela cirurgia de redução de estômago. Apesar da bariátrica reunir técnicas focadas na intervenção sob a obesidade mórbida ou grave, justamente como um tratamento contra doenças relacionadas ao excesso de gordura, tem-se, como resultado, sobras de pele pelo corpo.
Quando falamos em intervir ou tratar a obesidade, a maior prioridade é a saúde do paciente, porém, no fim das contas é preciso resgatar a autoestima perdida. Isto também é um fator que interfere e pode promover à pessoa a cultivar uma vida mais saudável, feliz e plena.
E as regiões do corpo onde mais se deseja fazer cirurgia plástica pós bariátrica são:
- Abdômen (faz-se um Lifting em toda essa região inferior, incluindo nádegas, culotes e virilha);
- Mamas, de forma a tirar a flacidez em volta e elevá-las;
- Braços;
- Coxas;
- Face, sendo que a perda excessiva de peso também causa flacidez nesta região.
Para quem é indicado a cirurgia pós-bariátrica?
A cirurgia plástica após a bariátrica é indicada para pacientes que:
- Sofreram grandes perdas de peso;
- Passaram por gestações (bebê com peso elevado ou múltiplas gestações);
- Oscilações de peso;
- Adquiriram muita pele após a bariátrica.
Cada caso tem a sua devida necessidade, por isso é preciso buscar o acompanhamento com o cirurgião.
Cirurgia plástica pós bariátrica: Quais podem ser feitas?
Os tipos de cirurgia plástica pós bariátrica podem ser:
– Abdominoplastia
Cirurgia reconstrutiva (não tem fim somente estético) que retira a pele em excesso do paciente pós bariátrica. Entenda, logo mais, como essa plástica – uma das mais realizadas no país – é feita.
– Mamoplastia
Na Mamoplastia, o especialista reposiciona as mamas, retira a flacidez e as deixa mais firmes, como explicaremos depois. É também conhecida como mastopexia, sendo aplicada isoladamente, ou associada a próteses de silicone.
– Braquioplastia
Este é o nome técnico para esta cirurgia plástica pós bariátrica nos braços. Se trata de uma espécie de lifting, onde a pele extra que surge após a cirurgia e dificulta atividades diárias, é removida. Há outro procedimento parecido que repara as coxas.
– Body lifting
É uma cirurgia de contorno do corpo que corrige a flacidez de alguns locais de uma só vez, como abdômen, pernas e tronco. Este procedimento pode ser em conjunto com a lipoaspiração, que irá ajudar na remoção de gordura localizada.
Como é realizada a cirurgia de bariátrica?
Acompanhe todo os processo para quem deseja passar pelo tratamento de obesidade mórbida, ou grave:
– Consulta
Vá a quantas consultas ao cirurgião for necessário, pois é com elas que se descobrem as condições físicas e de saúde para a intervenção cirúrgica, além de esclarecer detalhes da bariátrica e sobre cirurgia plástica pós bariátrica.
– Exames
Antes de realizar a bariátrica, o médico solicita uma bateria de exames, tais como:
- Hemograma completo
- Urina;
- Protoparasitológico de fezes;
- Glicemia e colesterol;
- Eletrocardiograma;
- Coagulograma;
- Raio-x,
- Ureia e creatina.
Após o tempo recomendado pelo médico, faz-se novos exames específicos conforme a cirurgia plástica pós bariátrica.
– Anestesia
Para realizar a cirurgia plástica pós bariátrica, podem ser utilizadas a anestesia geral, como também a peridural, com o auxílio de sedativos.
– Tempo de Internação
São cerca de 3 dias para a bariátrica. Já nas plásticas posteriores, o tempo de internação pode variar, sendo que na abdominoplastia dura mais.
– Duração
Bariátrica dura de 40 minutos a 2 horas. Enquanto que cirurgias plásticas posteriores levam de 2 a 5 horas aproximadamente, pois pode depender ainda se haverá alguma outra cirurgia associada ou não.
– A cirurgia
Entenda como são feitos os procedimentos pelo seu cirurgião plástico conforme cada necessidade após a bariátrica:
– Cirurgia plástica pós bariátrica no abdômen
Na cirurgia plástica pós bariátrica no abdômen, ou abdominoplastia, são feitas incisões para tirar a gordura e depois tratar e saturar os músculos abdominais, com o objetivo de os tornar mais firmes.
Consequentemente, isso melhora o contorno da região operada. Além disso, a cirurgia plástica pós bariátrica é capaz de eliminar os indícios de diástase, ou seja, o afastamento dos músculos do abdômen – muito comum em mulheres com mais de 30 anos que geraram gêmeos ou um bebê de peso, ou tiveram gestação múltipla. Dessa forma, a pele é esticada e tudo o que for excesso é removido.
Para que não haja complicações e que o resultado seja como esperado, é importante usar malha compressora no primeiro mês, pelo fato de impedir acúmulo de líquidos e trombose. Também não realize exercícios físicos ou movimentos de esforço nos primeiros 15 dias que seguem a cirurgia plástica pós bariátrica.
Por fim, a cicatriz percebida ficará acima da região pubiana, local que é facilmente coberto com roupa íntima ou biquíni.
Cirurgia pós bariátrica nas mamas
Também chamada de Lifting mamário ou mastopexia. Esta cirurgia plástica após a bariátrica se inicia com uma anestesia geral e sedação local.
O cirurgião demarca as áreas da mama com excesso de pele, efetua as incisões – geralmente em volta dos mamilos – verticalmente ou no formato de um T invertido. Tanto uma incisão como a outra são feitas ao redor da base do seio. Retira-se toda gordura, glândulas e pele para, enfim, realizar a saturação. No fim, a mama fica levantada mais firme.
Nos primeiros dias, não caminhe muito e nem suba as escadas. Ao dormir, se posicione sempre com a barriga para cima, do contrário, pode forçar a região. Durante o dia, use sutiã modelador que não prenda ou marque a região (como aqueles com peças de metal) nas primeiras 24 horas, pois isso ajuda a remodelar a área corretamente e ainda evita o acúmulo de líquido e a indesejada formação de trombos.
Cirurgia plástica pós bariátrica nos braços e coxas
Chamada formalmente de Braquioplastia, este tipo de plástica após a bariátrica é eficiente na remoção do excesso de pele que ficou nos braços. Em outras palavras, ela remove a famosa flacidez do “tchauzinho”.
Já nas coxas, tem-se a Cruroplastia que tem o mesmo processo de remover flacidez e remodelar. Ela inclusive, minimiza as estrias.
A partir de uma escolha feita em conjunto com o médico, faz-se uma anestesia local (com sedação) ou uma geral. Em seguida, é feita a remoção e o reposicionamento da “nova” pele do braço ou coxa, o que elimina a flacidez.
Cerca de 1 mês após a cirurgia plástica pós bariátrica nos braços, já se vê o resultado e a recuperação já atinge uma boa condição de normalidade. Nesse meio tempo, deve-se utilizar malha compressora e evitar exercitar ou mover grosseiramente os braços.
Contudo, é em 3 meses que se tem o resultado final: um contorno mais adequado com o corpo, sem flacidez e firme.
Cirurgia plástica pós bariátrica na face
Na região da face, a cirurgia plástica após a bariátrica indicada é o Lifting facial. Ele remove o excesso de pele e gordura que abatem a região sobre os olhos, maçãs e pescoço, e faz com que as rugas fiquem suaves e deixa o rosto com aspecto mais jovem.
O lifting facial é mais uma cirurgia plástica pós bariátrica que eleva a auto-estima e proporciona bem-estar a pessoa que passou por grande emagrecimento.
Benefícios de cirurgia plástica pós bariátrica
Além de afetar positivamente a autoestima, a cirurgia plástica após a bariátrica poderá trazer uma nova condição de saúde. Pois o excesso de pele tanto na pós bariátrica quanto em gravidez múltipla ou emagrecimento intenso, pode causar infecções crônicas, acúmulo de umidade nas “dobras”, gerar assaduras e micoses.
Ao decidir fazer cirurgia plástica após a bariátrica, você entenderá na conversa com o cirurgião o quanto ela será benéfica e irá melhorar a relação que se faz entre estética e saúde.
Quais são os riscos da cirurgia plástica pós bariátrica?
Os riscos e complicações consideradas graves são bem raros, e os cuidados pós-operatório auxiliam a evitar:
- Hemorragias
- Necroses
- Edemas
- Infecções
Para que o processo antes e depois da cirurgia plástica pós bariátrica se proceda como planejado e que você tenha expectativas atendidas, é preciso tomar cuidados básicos, como em toda plástica:
- Repousar por 1 mês
- Não fazer esforço ou exercícios de levantamento de peso
- Não se expor ao sol para que a cicatriz escureça e forme manchas (após 4 ou 5 meses, usar no mínimo FPS 50)
Após o período de repouso, você pode fazer caminhadas leves, voltar ao trabalho e dirigir. Por outro lado, a parte de se exercitar precisa ser regrada, com a ajuda de um supervisor, se necessário.
Cirurgia plástica pós bariátrica
Para se programar corretamente, antes de realizar uma cirurgia plástica pós bariátrica, é preciso também ter noção dos custos que o procedimento possui, veja abaixo.
– Quanto custa a cirurgia plástica pós bariátrica?
Na verdade, o valor varia muito. Isto porque depende da técnica, da equipe médica e do hospital. No geral, o preço para fazer abdominoplastia, mamoplastia, contorno corporal ou lifting facial vai de R$ 10.000 a R$ 22.000.
– Como se paga a cirurgia plástica pós bariátrica?
Você pode pagar o procedimento através parcelamento de cartão, à vista, cartão de débito, de empréstimos bancários, investimentos planejados, boletos e outros. Por ser categorizada como uma cirurgia reparadora, também é possível recorrer ao SUS.
Confira o que você precisa saber sobre Mamoplastia, Mastopexia, Abdominoplastia, Lipoaspiração, Lipoescultura e Rinoplastia no Tudo Sobre Cirurgia Plástica