Quando trocar sua prótese de silicone

Quando trocar sua prótese de silicone

Quando trocar sua prótese de silicone

Quando devo trocar minha prótese de silicone? Esta é, provavelmente, uma dúvida muito comum entre as mulheres que após colocar o silicone nas mamas, sentem que algo está diferente, uma alteração, sofrem algum acidente, ou ao menos procuram se informar para evitar problemas futuros.

 

Por que trocar a prótese de silicone?

Algumas próteses de silicone podem se romper ou ficarem mal posicionadas, e estas duas condições são as mais comuns e nos alerta quando devemos trocá-las.

Existem situações em que o paciente percebe que começam a aparecer rugas na prótese ou pregas na pele, o que é esperado ocorrer em implantes de grande tamanho feitos em pessoas com pele muito fina e tecido gorduroso insuficiente para suportar o peso ou dar sustentação à pele na região.

Há ainda outras situações que indicam a hora da troca, mas o que de fato é fundamental saber é a necessidade de revisão da prótese de silicone, periodicamente, por mulheres que fizeram a cirurgia de aumento das mamas.

Sob esse mesmo ponto de vista, ainda é de se lembrar que até o momento, mesmo com o avanço da plástica, não foram criadas próteses que duram uma vida toda. Assim, tem-se o principal motivo de por que trocar a prótese de silicone.

 

As próteses de silicone possuem validade?

As próteses de silicone modernas não possuem validade, contudo sabe-se que conforme a revisão e acompanhamento do cirurgião, você terá que trocá-las em algum momento da vida.

O que tranquiliza as mulheres que sonham em curtir sua autoestima com as próteses durante longo tempo, é saber que as próteses estão cada vez mais resistentes e com mais durabilidade do que as antigas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é coerente realizar acompanhamento anual com o cirurgião plástico e a troca da prótese mamária a cada 10 ou 12 anos.

 

Sinais que indicam que está na hora de trocar a prótese de silicone

Para saber se é preciso fazer a troca, se atente às condições da sua prótese. Abaixo estão cada uma:

 

– Ruptura da prótese de silicone

A ruptura da prótese é um exemplo raro (dados da SBCP indicam que a chance é de 1% ao ano), mas existe sim um risco pouco maior da paciente precisar trocar a prótese antes dos 6 primeiros anos. Isto é uma hipótese que você deve verificar com seu cirurgião, aliás. Mas o que causa o rompimento das próteses? Os fatores que provocam isto são:

  • Acidentes (carro);
  • Quedas;
  • Microfissuras que podem surgir durante a mamografia (o mamógrafo pressiona, de certa forma, a mama);
  • Não cumprimento das recomendações pós-operatórias.

De todo o modo, é mais do que necessário procurar o médico responsável, até quando se tem suspeitas, já que há casos ou não de vazamentos no corpo, dores na região ou endurecimento.

 

– Contratura capsular

A cápsula é a cicatriz que envolve o implante de silicone. Quando ocorre a sua contratura, há uma perda da elasticidade e a cicatriz fica anormal. A contratura capsular acontece em até 20% das pacientes. Ela é menos rara do que a ruptura mas não há prazos estabelecidos, que podem ocorrer meses ou anos após o implante de silicone.

Para isto, o diagnóstico é devidamente obtido após ultrassom (ecografia) e RM. Enquanto que o tratamento depende da avaliação. Este é o momento propício para trocar sua prótese de silicone.

 

– Perda de peso e rippling

Perder muito peso afeta o volume e a estética das mamas com próteses de silicone. Isso acontece porque a espessura do tecido adiposo diminui e a superfície irregular das próteses fica mais visível. É o que chamamos de Rippling que nada mais é do que a percepção das irregularidades da superfície das próteses, por causa da espessura mais fina do subcutâneo e tecido mamário.

Logo, este é um caso de quando trocar sua prótese de silicone. É bem provável mudar o local do implante de subglandular (abaixo da glândula mamária) para submuscular (abaixo, ou atrás do músculo peitoral), o qual é indicado para pouco volume na região.

 

– Queda e/ou flacidez das mamas

As mamas ficam, naturalmente, flácidas e caídas após a gravidez ou conforme o envelhecimento.

Para melhorar tal condição em mulheres que colocaram prótese de silicone, é indicado realizar a troca da prótese juntamente com uma mastopexia (mais conhecida como lifting mamário) que irá remodelar e levantar os seios.

 

– Endurecimento das mamas

Quando se diz que as mamas com silicone estão endurecidas, pode ser um sinal de contratura capsular.

O endurecimento das mamas – ou da cápsula – é acompanhado por dores na região e percepção de diferença de uma mama para outra, o que alerta a mulher de conferir o estado da prótese.

 

– Enrijecimento das cicatrizes

Outro fator que também está relacionado com a contratura é o enrijecimento das cicatrizes, que ficam ao redor das mamas com implante. E isto pode levar a deformidades visíveis ou apenas ondulações quando apalpamos.

 

– Dor e desconforto no local do implante

Da mesma forma, dores e desconfortos são sinais de contratura, o que está indicado em estudos feitos em pacientes com cerca de 5 anos com a prótese. Os casos mais graves de encapsulamento – grau 3 – pressionam a prótese e causam as dores.

 

– Flacidez ou alteração no formato das mamas

Pacientes com prótese e que sofreram grande emagrecimento, vão provavelmente obter flacidez e alteração no formato, devido à baixa estrutura para suportar o volume do implante.

 

Benefícios de se trocar as próteses de silicone

Os benefícios de trocar sua prótese de silicone estão relacionados tanto com a prevenção de problemas futuros quanto atuais. Vale lembrar que a contratura capsular é o mais comum, ainda que tenha uma porcentagem baixa de acontecer, e conforme o tempo passa, maior é o risco que você já deve ter conhecimento nas conversas com seu cirurgião plástico.

 

Quais são os riscos?

Assim como toda cirurgia, a cirurgia de troca de prótese de silicone tem seus riscos. Nesse caso, por exemplo, a ruptura e a contratura podem trazer mais complexidade: a remoção de toda a cápsula, o que, para isso, faz-se novas incisões. No mais, converse com o cirurgião sobre todos os riscos existentes.

 

Como é feita a cirurgia de troca de prótese de silicone?

Acompanhe o processo de troca ou substituição de prótese de silicone, que é o mesmo para quando se faz o implante:

 

– Consulta

Compareça em quantas consultas com o cirurgião plástico for necessário, pois quanto mais você souber, melhor será para ter segurança. Leve suas dúvidas e peça para que o profissional esclareça detalhes de riscos e expectativas. Bem como estão suas condições físicas de passar por mais uma operação.

 

– Exames

No caso de o médico perceber alteração nas mamas com prótese, ele deverá solicitar exame de ressonância magnética. Em seguida, os mesmos exames laboratoriais, eletrocardiograma e outros.

 

– Anestesia

É utilizada anestesia local, com sedação intravenosa, ou geral,  para que a paciente durma durante todo o processo.

 

– Tempo de Internação

Quase sempre fica no hospital durante cerca de 12 horas.

 

– Duração

Pode variar conforme os procedimentos, que podem incluir um lifting das mamas ou outros.

 

– Cirurgia

A cirurgia de troca de prótese mamária é bem parecida com a do implante. Quando a prótese apresenta boas condições, ou seja, sem contratura ou infecção, o processo é simples. Aproveita-se a mesma cicatriz para retirar a cápsula formada ao redor do implante e, então, fazer a troca.

 

– Como se preparar para a cirurgia?

A preparação para esse procedimento é similar a do implante de próteses. É preciso ter uma boa noite de sono, respeitar o jejum exigido, chegar ao local com antecedência para ter o preparo da maneira mais tranquila possível.

 

Como é a recuperação da cirurgia?

Você volta para casa no mesmo dia, mas não pode fazer muito esforço, não pode levantar os braços no primeiro mês, deve usar sutiã modelador e se manter em repouso.

 

Quanto tempo leva a cirurgia de retirada de prótese?

A retirada, ou explante, dura em média de 1 hora e 30 minutos. Quando há a troca, pode variar um pouco mais.

 

Quando é necessário fazer uma nova cicatriz?

Uma nova cicatriz só será feita quando precisar corrigir algo, como a flacidez. Ou, nos casos de contratura capsular, fazer novas incisões. No caso de infecção, também é possível que o procedimento leve a ocasionar mais cicatrizes.

 

O que pode acontecer se não trocar as próteses de silicone?

Se a prótese de silicone não for trocada, ela pode romper minimamente e o silicone vazar, que pode levar a inflamações nos tecidos vizinhos. Às vezes, é feita uma raspagem para retirar parte deste tecido afetado.

 

Quando trocar prótese de silicone: Valor e formas de pagamento

Saiba o que tem no mercado de plástica para trocar prótese de silicone para atender seu orçamento:

 

– Quanto custa a cirurgia para trocar a prótese de silicone?

A cirurgia de implante ou retirada de silicone custa, em volta de R$ 12.000. É um procedimento com porte cirúrgico para ser feito em hospital, onde são calculados gastos com estrutura de atendimento, anestesia, equipe médica, internação, etc.

 

– Como se paga?

É possível pagar de diferentes formas, como financiamentos, empréstimos, parcelamentos ou à vista. Porém, quando há problemas ou risco à saúde da mulher, ela pode recorrer à rede pública para trocar a prótese de forma gratuita.

Avatar - Tudo Sobre Cirurgia Plástica

Confira o que você precisa saber sobre Mamoplastia, Mastopexia, Abdominoplastia, Lipoaspiração, Lipoescultura e Rinoplastia no Tudo Sobre Cirurgia Plástica

Você pode gostar também: