Transplante Capilar: O que é? Quais os Tipos? Qual o Preço?

Assim como a saúde e a juventude, só damos valor para os cabelos quando perdemos. Infelizmente, diversas condições podem levar à queda capilar: genética, estresse, alimentação, sedentarismo, e até coronavírus. Felizmente, atualmente existem métodos para reverter essa condição, chamado de Transplante Capilar.

Um dos métodos mais utilizados é o transplante capilar, que consiste em um tipo de cirurgia que visa deslocar folículos de uma região da pele para outra, com a finalidade de preencher falhas e regiões calvas. O procedimento deve ser feito por um cirurgião qualificado. Ficou interessado? Nesse novo guia, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre transplantes capilares.

Quais são os tipos de transplante capilar?

Atualmente, temos duas técnicas que são mundialmente empregadas com a finalidade de transplantar cabelos: FUT (Follicular Unit Transplantation) ou Strip Technique e o FUE (Follicular Unit extraction).

A técnica de FUT realiza o procedimento retirando uma faixa do couro cabeludo presente na região occipital. Já a técnica FUE realiza a extração fio a fio. Por conta disso, a técnica FUE também é conhecida como transplante fio a fio de cabelo.

Qual é a diferença de implante capilar e transplante capilar?

Implante é um termo empregado na medicina para se referir a objetos inseridos no corpo. Como o cabelo utilizado no transplante é da própria pessoa – e não um objeto externo – é errado falar em implante capilar. O termo certo é transplante capilar.

Transplante Capilar Preço

O preço do transplante depende da técnica empregada – FUE ou FUT – assim como o lugar em que você fará o procedimento. Atualmente, brasileiros buscam esse procedimento dentro e fora do Brasil. Fora do Brasil, os lugares mais procurados são Portugal e Turquia, ambos oferecendo o procedimento em preços até mais acessíveis que no Brasil.

O valor também depende do quão calvo você é. No geral, o preço costuma variar entre 10.000 a 50.000 reais.

Implante Capilar na Turquia

A Turquia é famosa por atrair turistas do mundo todo em busca de um transplante capilar mais acessível. Muitos influenciadores sociais fizeram sua implante nas terras turcas. Mas o que a Turquia tem de tão especial?

A grande vantagem, de fato, é o preço do procedimento. Além da velocidade, uma vez que existem clínicas especializadas em receber turistas. Mas precisamos falar das desvantagens, que podem ser muitas.

Em primeiro lugar, é muito difícil verificar se os médicos são, de fato, certificados. Existem muitos golpes e truques. Além disso, resultados errados podem ser irreversíveis. Um procedimento mal feito pode resultar em inúmeras cicatrizes indeléveis.

Por fim, vale dizer que a economia não é tão grande assim. Se você colocar na ponta de lápis todos os custos, pode acabar ficando até mais barato fazer em uma clínica de pouco renome dentro do Brasil.

Antes de tomar uma decisão, faça um orçamento e liste prós e contras. Lembre-se dos golpes e busque por indicações de cirurgiões confiáveis.

Quem não pode fazer transplante capilar?

O transplante não pode ser feito por pessoas que têm cabelos ralos e fracos. A exigência é que os cabelos sejam volumosos e fortes para que o procedimento seja feito com sucesso.

O transplante capilar feminino também pode ser feito, embora as técnicas sejam ligeiramente adaptadas para a estrutura capilar feminina.

Quanto tempo demora para ver os resultados?

Os resultados podem ser vistos após os seis primeiros meses após você finalizar o procedimento.

Qual é a taxa de sucesso do cabelo transplantado?

Após ser transplantado, um folículo acaba por ter de se adaptar a uma nova região do couro cabeludo, com estrutura física e química diferente. Nisso, ele pode não se adaptar, atrofiando ou deixando de crescer. Segundo estudos clínicos, cerca de 85% dos enxertos implantados crescem facilmente. Então, podemos dizer que a taxa de sucesso das técnicas modernas é relativamente alta.

Transplante capilar dói?

Sim. Você pode sentir alguma dor ou desconforto no local do transplante, assim como no local onde o cabelo foi retirado. Normalmente, os cirurgiões recomendam medicamentos para dor e para evitar infecções após o procedimento para amenizar os sintomas.

Se a dor durar por muito tempo, ou se manifestar em intensidades anormais, procure por ajuda médica para verificar se existiu algum tipo de complicação.

No momento da técnica, você provavelmente não sentirá dor, uma vez que o procedimento utiliza sedação.

Transplante Capilar: O que é? Quais os Tipos? Qual o Preço?

O que acontece após o transplante capilar?

Após o transplante, você pode sentir alguma dor ou desconforto tanto na parte em que os cabelos foram extraídos quanto na parte onde eles foram transplantados. Portanto, você precisará utilizar antibióticos, antiinflamatórios e medicamentos para alívio da dor recomendados pelo seu cirurgião.

É normal que o cabelo transplantado caia após o procedimento. Isso fará com que novos cabelos surjam no local. A maior parte das pessoas vai notar algum crescimento capilar após oito a doze meses depois da cirurgia.

Alguns médicos também podem prescrever medicamentos como o Minoxidil ou a finasterida para potencializar o crescimento capilar. Existem também a terapia a laser, que pode atuar de forma auxiliar para estimular o crescimento do novo enxerto.

Quais são as causas da calvície?

A calvície geralmente é responsável pela queda capilar. Existem muitos fatores que levam à calvície, e alguns que podem a agravar. Entre eles, podemos citar: a alimentação, os níveis de cortisol, enfermidades, genética, níveis hormonais e o uso de certos medicamentos.

É muito difícil você sozinho diagnosticar as causas da sua queda de cabelo. Portanto, o ideal é sempre procurar ajuda de um médico.

Riscos e Precauções

Como toda cirurgia, o transplante capilar envolve uma série de riscos. E você deve estar ciente de todos eles antes de realizar o procedimento. Entre os riscos, podemos citar o sangramento, a infecção, a dor, cicatrizes e erros de técnica. O ideal é que você converse com seu médico sobre todos os riscos. Também é importante que você passe para o profissional toda a sua condição de saúde e restrições para saber se o procedimento é adequado para você.

Antes de iniciar o procedimento, o médico pedirá para que você assine um termo de ciência de todos os riscos envolvidos. Não deixe de ler o termo para estar, de fato, ciente dos potenciais riscos desse procedimento estético.

Você ficou com alguma dúvida sobre transplantes capilares? Deixe um comentário! Participe! E veja Tudo Sobre Cirurgia Plástica em nosso Blog!

Você pode gostar também: