Ginecomastia é a segunda cirurgia de estética mais realizada nos homens, atrás somente da Rinoplastia. Há quem passe por momentos de desconforto e baixa autoestima devido ao crescimento fora do comum na região mamária. Saiba que nos homens esta espécie de patologia é natural na adolescência e pode ser mais avantajada conforme a idade.
Conheça tudo a respeito da Ginecomastia antes e depois da cirurgia, quais as indicações e as principais dúvidas.
Neste Post Você Verá:
O que é Ginecomastia
A Ginecomastia é o desenvolvimento anormal das glândulas mamárias em homens. Geralmente, é confundida somente com o acúmulo de gordura, porém está relacionada também a um desequilíbrio hormonal (estrógeno e testosterona), obesidade, câncer de mama ou uso frequente de drogas farmacológicas ou ilícitas.
Qual a diferença entre Lipoaspiração normal e Ginecomastia?
Quem faz lipoaspiração tradicional, é aquele paciente que apresenta lipomastia ou pseudo-ginecomastia, ou seja, o aumento do volume adiposo das mamas. Já no caso de ginecomastia, a lipo não é a cirurgia indicada, se não como procedimento complementar.
Quando e para quem a Ginecomastia é indicada?
A ginecomastia é exclusivamente voltada para homens com excesso de tamanho na região das mamas, e que não atingiu resultado após tratamentos à base de medicamentos.
Antes mesmo do paciente ser eletivo para esse procedimento, ele passa por avaliações, tratamento medicamentoso, como já dito, e quando o cirurgião constatar que a ginecomastia atua a mais de 18 meses sem sinal de melhora ou regressão.
Homens com desconforto, constrangimento e veem que a condição interfere nas atividades diárias, são indicados a procurar ajuda médica.
Para quem a Ginecomastia não é indicada?
Primeiramente, não é indicada para menores de idade, principalmente entre 12 e 14 anos, visto que a ginecomastia pode se desenvolver nesta fase juntamente com o desenvolvimento do corpo.
Também não é indicada quando, na avaliação médica, a ginecomastia ocorre a um tempo inferior a 18 meses.
Em qual área do corpo pode ser feita a Ginecomastia?
Ginecomastia é uma cirurgia de estética feita na área das mamas de um homem adolescente, jovem ou adulto.
Quais cirurgias podem ser feitas junto com a Ginecomastia?
Para cada condição referente aos níveis glandulares das mamas, é possível associar a Ginecomastia com algumas outras cirurgias:
– Lipoaspiração
Assim como a lipo comum, aqui se insere a cânula em um ponto específico da mama para remover a gordura, se este for o caso.
– Mastectomia
Ainda como fator condicional do crescimento anormal das mamas, tem-se o câncer de mama como possível diagnóstico para tal paciente. Para isso, indica-se a realização de mastectomia para a remoção de todo o tecido mamário e, às vezes, de tecido ao redor.
Como é realizada a Ginecomastia?
Acompanhe como é realizada pelo método cirúrgico:
– Consulta
Antes de qualquer decisão, o paciente de uma Ginecomastia passa pela consulta e tem total liberdade para conversar sobre a sua condição, mesmo que ela seja constrangedora.
Peça para seu cirurgião plástico esclarecer sobre o que de fato ocasionou a alteração das glândulas mamárias e descubra até os detalhes da técnica a ser administrada no seu corpo.
Além disso, consultas precisam se desenrolar quantas vezes for necessário até que se tenha confiança com o profissional e o local escolhido.
– Exames
A avaliação médica dirá o estado físico da pessoa, sob o olhar do cirurgião. Ademais, ele solicita os seguintes exames:
- Hemograma completo;
- Coagulograma completo;
- Dosagens para verificar a função renal;
- Glicemia;
- Exame de urina com urocultura;
- Eletrocardiograma;
- Ultrassonografia das mamas.
A partir dessa observação clínica, especialmente o ultrassom, é possível verificar as condições reais e dizer se o paciente está apto para sofrer intervenção cirúrgica de correção da ginecomastia.
– Anestesia
Utiliza-se anestesia local com sedação, aplicada por um anestesista e acompanhada pelo mesmo até o fim da operação.
– Tempo de Internação
Geralmente, de 12 horas.
– Duração
A Ginecomastia dura em média de 1 a 2 horas. Cirurgias associadas variam um pouco mais.
– A cirurgia
O que ocorre, na verdade, é a remoção de todo o tecido em volta da glândula mamária. Mas, de forma técnica, é de acordo com o problema. Se for glandular, é removido todo o tecido da glândula ou se for gorduroso ou misto, então faz-se uma lipoaspiração comum.
– Pós Operatório e Recuperação
O paciente já é encaminhado ao quarto após vestir uma malha compressiva que deve ser usada durante 30 dias e retirada somente para o banho.
O seu cirurgião ainda pode recomendar:
- Drenagem linfática;
- Repouso de 10 dias;
- Não fazer esforço físico;
- Não dirigir por 20 dias;
- Evitar levantar os braços;
- Não comer alimentos gordurosos;
- Banho completo somente após 24 horas.
Quando não há complicações, recebe alta no mesmo dia. Passada algumas horas, é normal sentir incômodos intensos na região, pois a anestesia finda. Mas são aliviados ao tomar analgésicos.
Logo, isto dura mais ou menos 3 dias, período em que os inchaços são bem aparentes. Já as manchas arroxeadas duram cerca de 2 semanas. É bom lembrar que as mamas ficam super sensíveis ao toque.
Principais dúvidas:
Para muitos homens, é comum surgirem dúvidas sobre os efeitos da Ginecomastia no corpo, veja algumas:
– Ginecomastia emagrece?
A cirurgia é uma correção das alterações mamárias nos homens, bastante procurada por quem está acima do peso e tem os seios avantajados – conforme indicação do cirurgião – , bem como por quem sofreu relativa perda de peso. Portanto, não é uma opção para emagrecer, mas sim para eliminar a pele flácida.
– Como ficam as cicatrizes na Ginecomastia?
Como o corte cirúrgico tem formato de meia lua, a cicatriz fica disfarçadamente abaixo da aréola. A evolução cicatricial acontece assim:
1 – Até o 30º dia é pouco aparente, com reações leves aos pontos;
2 – Até o 12º mês a cicatriz fica espessa, muda de cor, de vermelha a marrom;
3 – A partir do 12º mês já está mais clara e plana.
No caso de associar à lipoaspiração, a cicatriz é ainda menor.
– Como fica o corpo com a Ginecomastia?
É somente após 3 meses que se nota o resultado o qual consiste em um novo contorno à região que abrange o tórax masculino.
– É preciso utilizar dreno após a Ginecomastia?
Mesmo quando a cirurgia é bem sucedida, é possível que os inchaços durem mais tempo, o que torna necessário uso de drenos por uns 3 dias.
Como escolher a clínica ou o cirurgião ideal para sua Ginecomastia
A Ginecomastia pode ter tratamento de teor clínico ou cirúrgico. Ela tem características suficientes que se enquadram em locais como clínicas e consultórios. Contudo, atente-se a estes pontos quanto ao local e ao cirurgião plástico:
- Instalações agradáveis;
- Suporte médico capacitado;
- Objetos e equipamentos de ótima qualidade;
- Atendimento humanizado;
- Vigilância sanitária;
- Cirurgião Plástico ou Mastologista liberados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);
- Experiência e competência com Ginecomastia;
- Recomendações públicas e de familiares.
Tome decisões com base nisso e o projeto da sua cirurgia terá sucesso em todos os aspectos, inclusive sobre passar segurança e confiança.
Ginecomastia antes e depois (Fotos)
Veja alguns resultados que a Ginecomastia pode alcançar após a retirada de glândula ou de gordura:

Ela é considerada como a segunda mais comum feita nos homens. A atitude de procurar ajuda médica, a cirurgia traz resultados satisfatórios e renova a autoconfiança masculina.

Segundo cirurgiões, o aumento das mamas masculinas ocorre nos períodos de transição desde a pré-adolescência (12 anos) até a vida adulta.

A redução de mamas nos homens pode ser indicada para meninos a partir dos 14 anos de idade, somente quando se nota que a alteração mamária perdura após 18 meses.

Homens acima do peso estão entre os pacientes recorrentes. Às vezes acontece associação com lipoaspiração.
Ginecomastia – Preço e forma de pagamento
Considere que valor e forma de pagamento da Ginecomastia dependem de lugar para lugar. Os custos começam com os exames, depois são contabilizados honorários, equipe médica, internação, drenagens, etc.
– Quanto custa a Ginecomastia?
A Cirurgia Ginecomastia varia entre R$ 8.840 e R$ 17.000
– Como se paga a Ginecomastia?
As opções de pagamento são tradicionais como parcelamento no cartão ou boleto, empréstimos bancários, financiamentos e você pode encontrar pacotes para melhor lhe atender no caso de cirurgias combinadas.
Procure também suporte pelo SUS, pois a Ginecomastia é procedimento de correção e não inteiramente de estética.

Confira o que você precisa saber sobre Mamoplastia, Mastopexia, Abdominoplastia, Lipoaspiração, Lipoescultura e Rinoplastia no Tudo Sobre Cirurgia Plástica